Povoado de Boca do Tejo - Marechal Thaumaturgo-AC

Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 26 de abril de 2011

O que é um Enclave?

Na geografia política, um enclave é um território cujas fronteiras geográficas ficam inteiramente dentro dos limites de um outro território.


Temos algum enclave dentro da área territorial do Brasil?


Sim. Na verdade existem 4 municípios que são enclaves.

Quais os municípios Brasileiros que São Enclaves?

No estado do Rio Grande do Sul temos o município de Arroio do Padre, que após sua emancipação ficou totalmente cercado por terras do município de Pelotas.
No estado de São Paulo Temos o município de Águas de São pedro, totalmente cercado por terras do município de São Pedro.
No Estado do Mato Grosso do Sul temos o município de Ladário, totalmente cercado por terras do município de Corumbá.
No estado de Goiás temos o município de Portelândia, totalmente cercado por terras do município de Mineiros.


Foto de Arroio do Padre







O que é um Exclave?

Um exclave, por outro lado, é um território legal ou politicamente ligado a outro território ao qual não está fisicamente contíguo. Há exclaves nacionais e exlcaves internacionais.



Exclaves em portugal
Em Portugal, em consequência das reformas administrativas durante o século XIX (1830, e 1850, e também, embora como menor extensão em 1890), não há nenhum enclave subnacional mas apenas quatro exclaves subnacionais persistem no nível municipal:

Montijo, dividido em 8 freguesias, 3 das quais são afastadas 20 quilómetros para leste das outras 5. A parte principal do município, ou seja a parte ocidental do seu território (sede municipal, e onde a maioria dos seus habitantes) é cinco vezes menor que a parte restante. Para ir da parte ocidental à oriental, é necessário atravessar pelo território que pertencem aos municípios de Alcochete e de Palmela, ou pelo menos pelo de Palmela.
Oliveira de Frades, dividido em 12 freguesias, 2 a sudeste separadas alguns quilómetros da divisória principal. Para ir da área principal ao exclave é necessário atravessar através do território que pertence ao município de Vouzela.
Vila Real de Santo António, dividido em 3 freguesias, uma afastada alguns quilómetros a oeste das outras duas. A área principal, ou seja a zona oriental do território (sede municipal e onde está a maioria dos habitantes), é mais de três vezes menor que a outra parte. Para ir da zona oriental à ocidental, atravessa-se pelo território que pertence ao município de Castro Marim, ou ir pelo mar, pois todas as 3 freguesias fazerem fronteira com o Oceano Atlântico ao sul.
Soure, cujo território da freguesia de Pombalinho está devido em duas partes, dado que o lugar de Casas Novas está separado do resto do território da freguesia e concelho.

Há algum exclave no Brasil?


Sim, atualmente o município de Senador José Porfírio, no estado do Pará, com a emancipação do município de Anapu, que o partiu a área territorial em duas partes criou um exclave (a área do distrito de Ilha da Fazenda pertence a Senador José porfírio, mas não tem nenhuma divisa territorial com o município-mãe, pois para chegar a ele tem que passar pela área territorial de Anapu).

Um comentário:

  1. Todos blogs com objetivo cultural, são de grande valia. Em especial, este me atraiu a atenção pela temática pouco-popular, mas não menos interessante e útil.
    Parabéns ao bloqueiro pela iniciativa criativa.
    Gostaria de citar, outro exclave municipal brasileiro. Pertence ao município de Sítio d'Abadia, no Estado de Goiás.

    ResponderExcluir