castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 24 de junho de 2013

VOCÊ SABIA QUE FERNANDO DE NORONHA NÃO É UM MUNICÍPIO E SIM UM DISTRITO ESTADUAL?

Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 17,02 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte. Constitui um Distrito estadual de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal, cuja sigla era FN, e a capital era Vila dos Remédios. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado. A ilha principal tem  e fica a 545 km de Recife.
Após uma campanha liderada pelo ambientalista gaúcho José Truda Palazzo Jr., em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional, com cerca de 8 km², para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos rotadores (Stenella longirostris), que se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos - o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta. O centro comercial em Noronha é Vila dos Remédios, mas não é considerada capital por ser a ilha um distrito estadual. O parque nacional é hoje administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Ficheiro:Fernando de Noronha Conceicao Beach.jpg

Ficheiro:Map of Fernando de Noronha-pt.svg

Quando Território Federal, até 1988, a área total era de 26 km², pois incluia em sua área o atol das Rocas e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, partes que hoje não fazem parte do distrito estadual. A população estimada para 2012 é de 3.245 habitantes.

Vila dos Remédios é uma vila brasileira do estado de Pernambuco, é o único núcleo de povoamento do Arquipélago de Fernando de Noronha. Localiza-se na ilha principal e fica a 545 km de distância da cidade do Recife. Era a capital do antigo Território Federal de Fernando de Noronha
Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE a cidade tem 3.245 habitantes. O arquipélago não é considerado um município pernambucano e sim um distrito estadual administrado por um administrador-geral designado pelo governo do estado.
Possui um Índice de Desenvolvimento Humano - IDH de 0,862 (dados do PNUD de 2000), o que é considerado elevado, e uma renda per capita de R$ 10.001,00, segundo dados de 2005 do IBGE.
É em Vila dos Remédios que ficam todos os serviços de Fernando de Noronha, desde postos de saúde, escolas e delegacias até a sede da TV Golfinho, a única emissora de TV de Noronha.

Em Vila dos Remédios está localizada a BR-363, a única BR que não está ligada a nenhuma outra rodovia nacional ou estadual.


O próprio IBGE reconhece em suas páginas, Fernando de Noronha como 0 185º município do estado de Pernambuco. Mas assim como Brasília, Fernando de Noronha não elege Prefeito e nem Vereadores.
Então na divisão oficial do Brasil o país tem 5.568 municípios, um Distrito Federal e um Distrito Estadual.

Um comentário:

  1. E muito interessante essas informações geográficas sobre Fernando de Noronha.Como Distrito Estadual de Pernambuco,a maioria dos livros que são publicados não mencionam que,além de um distrito federal existe um estadual.

    ResponderExcluir