A Região Administrativa Norte de Natal (Em vermelho no Mapa), poderá ser um dos mais novos municípios do Brasil. Está sendo criada uma comissão emancipacionista que pede a separação da Zona Norte do resto de Natal. Outras localidades do Rio Grande do Norte que pleiteiam a emancipação São:
Diogo Lopes (Macau), São Geraldo (Macaíba), Vila Maísa (Mossoró) e Soledade (Apodi).
- Região Administrativa Norte ou Zona Norte: é a maior, tanto em área territorial, quanto em população, da cidade. Possui uma população de 302 333 habitantes (2008), equivalente a 37,88% da população da cidade, superando todos os municípios do interior do Rio Grande do Norte, inclusive Mossoró, que é a segunda maior cidade do estado. A densidade demográfica, no mesmo ano, era de 54,85 hab./km².É separada das demais zonas de Natal pelo Rio Potenji e se divide em sete bairros: Igapó, Lagoa Azul, Nossa Senhora da Apresentação, Pajuçara, Potengi, Redinha e Salinas.
Entendo, acaso seja transformada tal região em município, seja adotado o nome POTENGI, que é o nome do Rio que dividirá o novo município do de NATAL. NATAL continuaria a ser o maior município do Estado, e todos os recursos oriundos do turismo seriam aplicados nos bairros que continuariam a formar a Capital potiguar. Também sou favorável à emancipação de um vasto território ao Norte de Maceió. Isto é para outro comentário. SÉRGIO RODRIGUES.
ResponderExcluirComo está o processo de emancipação da ZN de Natal? Li também que SANTA LUZIA DE TOUROS proporá emancipação de TOUROS(RN). SÉRGIO RODRIGUES.
ResponderExcluirNão concordo
ResponderExcluirMUNICÍPIO DE POTENGI: Igapó + Lagoa Azul + Nossa Senhora da Apresentação + Pajuçara + Potengi + Redinha + Salinas. À consideração dos emancipacionistas.
ResponderExcluirBoa noite meu querido anônimo,se for colocar o nome do municipio de Potengi,nome de um dos bairros,seria mais justo que se chamasse pelo nome do primeiro bairro da região:Aldeia Velha ou Igapó,não?Abraço!
ExcluirDeve se emancipar, já que é uma área esquecida da Cidade do Natal. A ZN tem todos os requisitos para tornar-se um novo município.
ResponderExcluirCara,moro na Zona Norte e sei muito bem como é o descaso dos governantes:estadual e municipal,e sem falar na discriminação que o povo sofre por morar desse lado do Rio ou da ponte;como muitos se referem.Já está mais que na hora da Zona Norte de Natal torna-se independente,afinal:ela já nasceu emancipada.
ResponderExcluir...É bem verdade que; se perguntarem a algum político, prefeito ou parlamentar o que eles acham da idéia da Zona Norte se emancipar (se separar) de Natal,é claro que eles vão ser contra.Afinal,aqui na ZN está a maior porcentagem de votos da capital do RN,segundo o TRE.
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirEm estudos demográficos do IBGE,torna a emancipação da zona norte inviável, visto que em 2024, segundo estatísticas, a zona ultrapassará 50% da população da capital. Ou seja, seria uma cidade mais populosa que a capital.
Que se emancipe como Igapó. Assim, tenho certeza, será mais próxima do que Natal do aeroporto via ZN. SÉRGIO RODRIGUES.
ResponderExcluirOu como POTIGUASSU.
ResponderExcluirTem que ser emancipa zona norte o nome que dá certo e igapótengi vamos fazer a zona norte gigante
ResponderExcluirTem se chamar terra do norte
ResponderExcluirTem se chamar terra do norte. E se ela tiver uma economia maior e populaçao maior que natal, pode mudar a capital. Ou contínua sendo. Pois Brasília não tem a maior economia ou população do Brasil.
ResponderExcluirPoderia ser chamar Jerusalém!
ResponderExcluir