castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

GRISE FIORD ᐊᐅᔪᐃᑦᑐᖅ AUJUITTUQ - O MUNICÍPIO MAIS SETENTRIONAL DO CANADÁ

Resultado de imagem para mapa de nunavut

Resultado de imagem para grise fiord
outra vista
Grise Fiord , ( Inuktitut : Aujuittuq , "lugar que nunca descongela ", Inuktitut syllabics : ᐊᐅᔪᐃᑦᑐᖅ) é uma aldeia inuit na região de Qikiqtaaluk no território de Nunavut , no Canadá . Apesar de sua população baixa (129 residentes como do Censo do Canadá 2016), [3] é a comunidade a maior em Ilha de Ellesmere . É também um dos lugares mais frios habitados do mundo, com uma temperatura média anual de -16,5 ° C (2,3 ° F). É o município mais setentrional do Canadá. A área do município é de 332,7 km². Das 62 residências particulares, 52 estão ocupadas.
vista de Grise Fiord
Resultado de imagem para grise fiord
Grise Fiord no Verão Ártico

Resultado de imagem para grise fiord
A aldeia entre as montanhas e o mar



Grise Fiord significa "Fiorde dos porcos" em norueguês e foi nomeado por Otto Sverdrup da Noruega durante uma expedição por volta de 1900. Ele pensou que a morsa na área soava como porcos. Grise Fiord nome inuktitut é Aujuittuq que significa "lugar que nunca descongela."
Prédio da Policia Montada Canadense
A população de Grise Fiord está em declínio, e consiste em cerca de 129 residentes permanentes. As casas são de madeira e construídas em plataformas para lidar com o congelamento e descongelamento do permafrost . A caça ainda é uma parte importante do estilo de vida da maioria da população inuit. Os sistemas de cotas permitem que os habitantes do povoado forneçam muitas das suas necessidades a partir de populações de focas, morsas, narvalhos e baleias beluga, ursos polares e muskox . Ecoturismo está se desenvolvendo como as pessoas vêm para ver a fauna espetacular do norte encontrados em Ellesmere e ilhas vizinhas.
monumento aos colonos
Resultado de imagem para grise fiord
outra vita do monumento aos colonos


O assentamento (e Resolute ) foi criado pelo governo canadense em 1953, em parte para afirmar a soberania no Alto Ártico durante a Guerra Fria . Oito famílias Inuit de Inukjuak , Quebec (na península de Ungava ) foram realocadas após terem prometido casas e caça para caçar, mas as pessoas reassentadas não descobriram edifícios e muito pouca vida familiar. Disseram-lhes que seriam devolvidos para casa depois de um ano se desejassem, mas esta oferta foi retirada mais tarde porque danificaria reivindicações do Canadá à soberania na área e os Inuit foram forçados a permanecer . Eventualmente, o Inuit aprendeu as rotas locais da migração da baleia beluga e podia sobreviver na área, caçando sobre uma escala de 18.000 km 2 (6.900 MI quadrado) cada ano. 
Resultado de imagem para grise fiord
Outra vista da aldeia
Resultado de imagem para grise fiord
Escola Umimmak
Em 1993, o governo canadense realizou audiências para investigar o programa de deslocalização. A Comissão Real sobre os Povos Indígenas publicou um relatório intitulado The High Arctic Relocation: A Report on the 1953-55 Relocation , recomendando um acordo. O governo pagou US $ 10 milhões CAD aos sobreviventes e suas famílias,  e deu um pedido de desculpas formal em 2010. 
Resultado de imagem para grise fiord
A igreja


Em 2009, Looty Pijamini foi comissionado pelo governo canadense para projetar um monumento em memória da deslocalização. Representando uma mulher triste com um menino e um cão de puxar trenós, o monumento foi revelado por John Duncan , Ministro de Assuntos Indianos e Desenvolvimento do Norte e Interlocutor Federal para Métis e Não-Índios, em 10 de setembro de 2010.
Resultado de imagem para grise fiord
localização dentro do Canadá

Nenhum comentário:

Postar um comentário