castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 19 de abril de 2011

DISTRITO MUNICIPAL DE BULUNSKY - RUSSIA










O ulus Bulunsky ( Yakut. uluuһa Buluҥ ) - É um Distrito municipal no norte de Shaka , no curso inferior dos rios Lena , Olenyok e Omoloy . Iclui as ilhas Nova Sibéria, sendo as ilhas principais do arquipélagode 38.000 km²:
Belkovsky
Bennett Ilha
Bolshoi Lyakhov
Ilha Vilkitski
Henrietta Ilha
Jeannette Ilha
Ilha Zheleznyakova
Ilha Zhokhova
Caldeira
Pequenas Lyakhovsky
Matar
Aluvial
Desconhecido (Ilha)
Nova Sibéria
Posadny
Oculto
Colunar
Tas-Ary
"Coligação-Hag
Hoptoloh
Hopt Terer

Centro Administrativo - Tiksi .









História

O Ulus foi formado em 10 de dezembro 1930 , por ordem do Comitê Executivo Central da URSS sobre a Eliminação de distritos Bulunsky e educação com base em suas quatro regiões nacionais.A então capital do Ulus Bulunsky era a vila Kyusyur .

Em 1957 o centro foi transferido para Tiksi.








Geografia

A área - 235,100 km ².

Delimitada a leste de Ust-Jansky e Verkhoyansk ulus no sul - Eveno-Bytantayskim e Zhigansky , a oeste - Olenek e Noroeste - Anabarskiy .

No norte e nordeste pelas águas do mar Laptev .

Condições Naturais

O Ulus é uma área de descarga é dividido em duas partes. A parte ocidental (margem esquerda do rio Lena) está localizada na planície do norte-Siberiana , caracterizada por planícies extensas áreas baixas. Há os maciços de Czekanowski e Pronchishchev e planalto Kystyk . Na parte oriental (margem direita do rio Lena) dominada por terreno montanhoso: cume Tuor Seas , Orulgansky e Haraulahsky são maciços que ocorrem na montanha Yana Superior .O Território próximo da fronteira oriental do Ulus, na bacia do rio Omoloy é uma planície com muitos lagos.

Os principais rios que fluem através de algum estímulo, são os rios Lena , Olenyok , Omoloy e Hara-Ulah . O rio Lena, na confluência do Mar Laptev, formam um vasto delta com numerosos rios, oxbows, cuja área é de 3 milhões de hectares.

Delta do Rio Lena, litoral Laptev são ártico tundra .No Sul da zona de tundra situa-se uma zona do norte de taiga lariço, com esparsas florestas e bosques.

A temperatura média de janeiro é -32 ... -40 ° C, Julho 4 ... 14 ° C. A chuva é 150-300 mm por ano.

No Ulus está localizada a Reserva Natural Lensky Ust (cerca de 400 espécies de plantas, incluindo mais de 30 que necessitam de proteção; excepcional diversidade de peixes).


Demografia

A população - 9.366 pessoas. (2010). De acordo com o censo de 1989 a população era 17.630 pessoas, tem uma população ulus diminuíram quase 45%. A densidade populacional é de 0,05 habitantes por km ².

principal cidade - Tiksi , com 5.892 hab. (2010) ou mais de 55% da população do distrito.

A composição étnica ulus de acordo com o censo de 2002 : Yakut - 2.271 pessoas (23,23%), Rússia - 3500 (35,81%), Evenki - 2.345 pessoas (23,99%), ucranianos - 663 pessoas (6,78 %), Evens - 607 pessoas (6,21%) e outras nacionalidades - 389 pessoas (3,98%).

Divisão administrativa

A composição do ulus é composto por 7 municípios , inclui 10 assentamentos :

cidade vila de Tiksi (aldeia de Tiksi )
Assentamento Rural naslega Borogonsky ( selo Namy )
Assentamento Rural naslega Bulunsky ( selo Kyusyur , vila Chekurovka )
Assentamento Rural naslega Bykovskii ( selo Bykovskii )
Assentamento Rural naslega Siktyahsky ( selo CICTE )
Assentamento Rural naslega Tyumetinsky ( selo Taymylyr , vila do armazém , a aldeia de Ust-Olenyok )
assentamento rural de Har-Ulahsky naslega ( selo Nimble ).

Economia

O ramo principal do Distrito é o pastoreio, que é representado na criação de renas, pesca e comércio de peles. Em Bulunsky estão concentradas 7,6% das renas de Shaka. Na área há fazendas, comunidades tribais.

Transporte

Em Tiksi opera um aeroporto e um porto marítimo no Mar do Norte .

Cais em Rio Lena - CICTE , Kyusyur e -Tit Ary ; em Olenka - Ust-Olenyok e Taymylyr .

Nenhum comentário:

Postar um comentário