castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 15 de abril de 2011

SANTA HELENA - DEPENDÊNCIA BRITANICA NO OCEANO ATLÂNTICO














Santa Helena (Saint Helena em inglês) é o principal componente do território britânico ultramarino de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, localizado praticamente a meio do Atlântico Sul, mas geralmente englobada nos territórios africanos por se encontrar mais perto de África do que da América do Sul. Tendo sido uma colónia até 1981, a ilha de Santa Helena (122 km² e 4 255 habitantes) tem como território mais próximo a ilha de Ascensão, seguindo-se a costa africana do sul de Angola e do norte da Namíbia, a leste. Sua capital é Jamestown.

área: 122 km²
População: 4.255 hab.

Municípios:












2008
Alarm Forest 5.9 km² (276 hab.)
Blue Hill 36.5 km² (153 hab.)
Half Tree Hollow 1.6 km² (901 hab.)
Jamestown 3.6 km² (714 hab)
Levelwood 14.0 km² (316 hab.)
Longwood 33.4 km² (715 hab.)
Sandy Bay 15.3 km² (205 hab.)
Saint Paul's 11.4 km² (795 hab.)
Jamestown Harbour 9 pessoas moram em embarcações no porto de Jamestown, ainda há 171 militares Britânicos instalados na capital que são contados como residentes não permanentes.
Total 121.7 47.0 5,157 4,255 35.0


A ilha foi descoberta em 1501 pelo navegador galego João da Nova, enquanto ao serviço de Portugal. João da Nova dirigia-se à Índia, tendo nessa viagem também descoberto a ilha de Ascensão.

Portugal nunca colonizou a ilha, que veio a ser ocupada pela marinha inglesa no século XIX.

Napoleão Bonaparte faleceu exilado em Santa Helena. A indústria do turismo local explora muito este particular aspecto da história, bem como o calmo estilo de vida de sua população.

Curiosamente, Santa Helena não possui nenhuma praia, sendo o seu litoral completamente rochoso. Também por este motivo a ilha era utilizada como prisão. Não há uma saída fácil do interior da ilha, que não seja através da capital Jamestown.

Santa Helena não possui aeroporto, sendo todo o transporte de pessoas e cargas feito através de barcos. A ilha possui um navio, chamado RMS St Helena, que faz uma rota passando por Inglaterra, Irlanda, Ilhas Canárias, Ascensão, Santa Helena, África do Sul e Namíbia. A passagem pela Namíbia é ainda experimental.

Existe um projeto para construção de um aeroporto, como forma de viabilização econômica da ilha, principalmente através do turismo. Santa Helena é ainda muito dependente de recursos vindos da Inglaterra.










Nenhum comentário:

Postar um comentário