castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 5 de abril de 2011

Criação de Novos Estados abrirá brecha para dividir Piauí

Serão novos municípios implantados no Brasil e mais 800 prefeitos, mais 7.200 vereadores, mais prédios para abrigar prefeituras e câmaras.Uma emancipação abrirá brecha para novos municípios, deles que deve ser contemplado é a Localidade São Victor que fica situado na cidade de São Raimundo Nonato-PI à 20km. Os mais interessados nessa separação serão as famílias de grande influencia política na região à exemplo à Família Ferreira ou os Castro, e por andares da Política local a Família Negreiros fecharia o circulo na cidade da Pré-História.

Foto: Mapa Microrregião de São Raimundo Nonato-PI





São pelo menos 800 Distritos Brasileiros já protocolaram pedido de emancipação de seus respectivos municípios, forcejando para virar cidades. Com criação das novas cidades o Brasil terá o maior numero de Estados e Municípios. É certo que com a emancipação os habitantes desses Distritos podem desfrutar de melhores condições de vida. A Tramitação no Parlamento Brasileiro estão em Pauta vários projetos para a criação de mais Estados. Se realmente forem aprovados todos, além das atuais 27 unidades da federação, teríamos mais 18 Estados em todo o Brasil.

Desde de 2010 há uma proposta para Plebiscito para a divisão do Piauí e criação do Estado do Gurgueia será votado pelo congresso.

O Congresso Nacional deve votar o projeto de lei prevendo a realização do plebiscito perguntando à população sobre a divisão do Piauí e a criação do Estado do Gurguéia.

O projeto do plebiscito é um dos mais importantes a ser votado pelo Congresso Nacional relacionado com o Piauí. A autorização deve ser efetivada pelo o Congresso Nacional para a realização do plebiscito porque existe uma pressão muito forte para que sejam votados os plebiscitos sobre a criação ou não do Estado do Maranhão do Sul e dos Estados Tapajós e Carajás, que serão criados com a divisão do Pará.

Nos Estados Unidos, a Justiça Eleitoral aproveita as eleições gerais para a realização de plebiscito entre os Estados para reduzir as despesas.

O Piauí tem uma população de 3,189 milhões de habitantes. Se criado, o Estado do Gurgueia terá uma população de 800 mil habitantes, 24% do contingente populacional do Piauí. O Piauí tem 224 municípios e o Estado do Gurgueia ficará com 79 deles.

O Estado tem hoje uma área de 251 mil quilômetros quadrados. O Estado do Gurgueia ficará com 151 mil quilômetros quadrados e o Piauí com 100 mil quilômetros quadrados. Por outro tem várias cidades candidatas a ser Capital, Floriano do Piauí quis entrar mais foi descarta por ficar no norte do Estado.

As Prováveis capitais do Novo Estado ficaria entre Bom Jesus e São Raimundo Nonato – Piauí que fica localizado no sudeste Piauiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário