castelos medievais

castelos medievais

sábado, 2 de abril de 2011

AS INACESSÍVEIS ILHAS MARTIN VAZ GUARDAM UM GRANDE TESOURO

A Ilhas Martin Vaz são um grupo de 5 ilhotas que fazem parte do então chamado conjunto de ilhas oceânicas Brasileiras, estando o mesmo situado a aproximadamente 1.150 km da cidade de Vitória, no Espirito Santo, ao qual juntamente com a ilha Trindade fazem parte da área municipal, sendo as porções de terra mais distantes de uma sede municipal no Brasil.
O conjunto de ilhas formado pela ilha principal (Martin Vaz, com altitude máxima de 175 metros), duas ilhotas íngremes e inacessíveis (a Ilha do Norte, com altitude máxima 65 metros, e a Ilha do Sul, com 122 metros de altitude máxima) e vários rochedos menores, como Rochedo Agulha, espalhados a 48 km a leste de Trindade, perfazendo uma área total de 0,3 km² (30 hectares).

A vegetação é predominantemente rasteira, com a presença de raros arbustos no topo, que são impiedosamente açoitados pelo vento. A fauna é formada apenas por caranguejos, aranhas endêmicas e centenas de aves migratórias.

Como lajes e alto-fundos cercam as ilhas, revelando um campo minado nem sempre emerso, desconhecidos e pouco registrados nas cartas náuticas, a área é naufrágio a vista para embarcações desavisadas de qualquer porte. A única maneira menos arriscada de desembarque é de helicóptero, por ser literalmente vertical e plana em cima, como um chapadão (surgem abruptamente do mar).

História de Martin Vaz

Descoberta em 1512 por João da Nova, foram visitadas em 1514 por Juan de la Cosa, que denominou a ilha principal de Santa Maria Esmeralda. Em 1768, o francês La Pérouse tentou subir as rochas, mas dois de seus marinheiros acabaram morrendo na tentativa. Em homenagem aos mortos, denominou as ilhas do grupo como Martin Vaz. Em 1951, a Marinha do Brasil quis tomar formalmente posse das ilhas, e uma guarnição militar tentou hastear a bandeira na ilha principal, contudo a embarcação naufragou ao bater de frente com um rochedo e 12 marinheiros perderam suas vidas.

Em 1960 uma expedição científica inglesa com o navio HMS Owen achou uma enseada segura e conseguiu explorar a ilha maior. A primeira aterrissagem na Ilhota do Sul foi feita em 1962 por uma equipe militar a bordo de um helicóptero. Mais recentemente, em 2007, houve outros pousos por helicóptero da Aviação Naval para a substituição da Bandeira Nacional lá hasteada.

O pesquisador Evaristo Scorza encontrou nas ilhas algumas provas de um mineral extremamente raro, a hauynita, apenas encontrado em tempos antigos na China e na Eslováquia.

O que é o minério HAUYNITA e qual a sua importância no mercado mundial?


A Hauynita é um mineral, um tectossilicato com sulfato e cloreto cuja fórmula é: (Na,Ca)4-8Al6Si6(O,S)24(SO4,Cl)1-2. É um feldspatóide e faz parte do grupo da sodalita. Cristaliza no sistema isométrico, formando maclas tipicamente translúcidas e vítreas com cor bem variável (azul, branco, cinza, amarelo, verde, rosa). Apresenta uma dureza na Escala de Mohs de 5 a 6 e um peso específico de 2.4 a 2.5.


A Hauynita foi descrita pela primeira vez em 1807 a partir de amostras do monte Somma no vulcão Vesúvio, na Itália. Leva o nome do cristalógrafo francês René Just Haüy (1743-1822). Ocorre em vários lugares ao redor do mundo em rochas ígneas deficientes em sílica. Por ser um mineral precioso raríssimo a hauynita é muito usada como cristais e jóias preciosas.




Fotos das ilhas Martin Vaz

2 comentários:

  1. Hauyna não é tão rara assim. Veja no final da página em
    http://www.mindat.org/show.php?id=1833&ld=1#themap

    ResponderExcluir