castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 18 de abril de 2011

SÃO FRANCISCO MOBILIZADA POR EMANCIPAÇÃO EM RORAIMA

A notícia de que pelos menos seis localidades podem se tornar novos municípios em Roraima divulgadas recentemente na imprensa local, fez com que os moradores da Vila São Francisco, no município de Bonfim, solicitasse à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), mais informações sobre o assunto. Eles entraram em contato com um dos relatores das Comissões Especiais da Casa, deputado Coronel Chagas, e solicitaram uma reunião para saber mais sobre os estudos realizados pelo Grupo Técnico.

A reunião aconteceu no galpão de eventos da Vila, no sábado, 16, às 15 horas, onde os moradores se reuniram para fazer os questionamentos e dirimir as principais dúvidas sobre emancipação. O deputado Coronel Chagas destacou o interesse da Casa em criar novos municípios, esclarecendo que apenas o estudo está em fase de realização para que, tão logo a Lei que tramita na Câmara Federal seja aprovada, o processo esteja concluído em Roraima e assim, as localidades sejam emancipadas.

“Este projeto não ficará engavetado porque a Assembleia Legislativa de Roraima sabe das vantagens para as comunidades com a criação de novos municípios. Estamos falando de prestação de serviço público, de autonomia para gerenciar recursos e o fortalecimento da economia de cada região”, disse.

Dentre as principais dúvidas dos moradores, estava a escolha da sede do município, a quantidade de assinaturas para o abaixo-assinado, estrutura de serviços públicos, vantagens entre outros. A moradora Ivanilde Serrador destacou a união dos moradores para transformar a região em município. “Nós queremos que a Vila São Francisco seja um município, vamos nos unir para isso e vamos lutar por isso. E queremos o apoio de todos para realizar este sonho”, disse.

O presidente do grupo técnico da ALE-RR, Lindomar Coutinho respondeu aos questionamentos e explicou todas as fases do estudo e as principais condições para que uma localidade seja emancipada. Ele aproveitou para reafirmar o interesse do Poder Legislativo em concluir o trabalho para aguardar a aprovação da Lei.

A reunião contou também com presença do presidente da Câmara de Bonfim, vereador Genner Pinho, vereador Charlão Macedo e o vice-prefeito Neto do Carmo, sendo que todos demonstraram total interesse no desmembramento da Vila São Francisco e junção com outras comunidades adjacentes para a criação de novos municípios. O vereador Genner se propôs a disponibilizar uma equipe se servidores da Câmara de Bonfim para auxiliar os moradores, que pretendem dar início a um abaixo-assinado logo após o feriado de Páscoa. “A Câmara tem total interesse e nós vamos apoiar estas ações”, declarou.

O vice-prefeito, Neto destacou a importância da comunidade se reunir para solicitar informações de tal tema e disse que apoiará os trabalhos para que a emancipação seja uma realidade para os moradores daquela região. O deputado coronel Chagas finalizou a reunião se colocando a disposição de todas as localidades para prestar informações sobre os trabalhos da Casa quanto a criação de novos municípios, bastando que os moradores façam a solicitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário