castelos medievais

castelos medievais

sábado, 16 de abril de 2011

E A LUTA CONTINUA: RORAIMA E AS VIABILIDADES MUNICIPAIS

Comissão visita localidades que podem ser emancipadas como Municípios



Localidades nos municípios de Iracema, Mucajaí, Cantá e Bonfim serão visitadas pela comissão especial externa formada na Assembleia Legislativa para estudar o projeto de emancipação de municípios, conforme proposta em tramitação na Assembleia Legislativa. A informação é do deputado coronel Chagas (PRTB), que hoje estará reunido com moradores da Vila São Francisco, em Bonfim, distante 120 quilômetros da capital.




O parlamentar é relator da Comissão, responsável pela emissão de parecer sobre a criação de novos municípios em Roraima. Conforme ele, no encontro marcado para as 10h, será tratado do desmembramento da vila São Francisco do Município de Bonfim, para se tornar uma cidade independente politicamente. “Vamos explicar as providências e ações que estão sendo tomadas para o desmembramento dos municípios de Iracema, Mucajaí, Cantá e Bonfim aos moradores da vila São Francisco e adjacentes”, afirmou o deputado.




Ainda segundo Chagas, o grupo de trabalho, criado por meio da resolução 007/11, em fevereiro deste ano, tem a finalidade de analisar e emitir parecer para a criação de novos municípios em Roraima. “A comissão é composta por sete parlamentares e terá 60 dias, prorrogáveis por igual período, para finalizar os trabalhos”, comentou.




Desde o ano passado, quando a lei que dispõe sobre os estudos de viabilidade municipal para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios foi aprovada, a questão virou foco de discussões na Assembleia. Desde então, o grupo de trabalho e a comissão que estudam o caso foram criados e vêm realizando levantamentos de dados para chegar a um consenso. Das 11 localidades previstas em um primeiro momento, apenas quatro foram apontadas como viáveis para serem emancipadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário