castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 5 de abril de 2011

REGIÃO DE POVOAMENTO INUVIALUIT (NORTHWEST TERRITORIES) - CANADÁ

O Inuvialuit (terra das pessoas reais) ou Western Canadian Inuit são pessoas Inuit, que vivem na região ártica canadense ocidental. Eles, como todos os Inuit, são descendentes da corrente Thule, que migraram para o leste do Alasca. A sua pátria. - A Região de Povoamento Inuvialuit - abrange o litoral do Oceano Ártico até a área da fronteira com o Alasca, a leste pelo Mar de Beaufort e além do Golfo Amundsen que inclui algumas das ilhas do Ártico canadense ocidental, bem como a comunidade do interior de Aklavik e parte do Yukon. A terra foi demarcada em 1984 pelo Acordo Final Inuvialuit.





História
Antes do século 20, A Região de Povoamento Inuvialuit era habitada principalmente pelo povo Siglit Inuit, mas na segunda metade do século 19, os números foram dizimados pela introdução de novas doenças. Nunatamiut, esquimós do Alasca, mudaram-se para áreas tradicionais Siglit nos anos 1910 e 20, incentivada em parte pela demanda renovada por peles de Hudson's Bay Company e os mercados europeus. O Nunatamiut que se instalaram na área Siglit ficaram conhecidos como Uummarmiut. Originalmente, havia uma intensa antipatia entre os Siglit eo Uummarmiut, mas essas diferenças foram desaparecendo ao longo dos anos, e os dois povos aborígines casaram. Com a miscigenação melhorou e os casamentos, o número de Inuvialuit agora cerca de 3.100.

Na Região de Povoamento Inuvialuit, Conhecimentos Tradicionais Relataram que em 2006 foram identificadas características adicionais de nomeação. Aqueles Inuvialuit que vivem no Ocidente são chamados Ualinirmiut (Ualiniq) pelos povos do oriente. O Inuvialuit que ocupam a leste são conhecidas como Kivaninmiut (Kivaliniq) pelo povo do oeste.

Os inuit da Ulukhaktok não são nem Siglit Uummarmiut mas Inuits do Cobre e referem-se a si próprios como Ulukhaktokmuit. Tanto que Ulukhaktok é o atual nome de Holman.

A língua
A Lingua tradicional é conhecida como Inuvialuktun e é composto de três ou quatro dialetos. Uummarmiutun falada pelos Uummarmiut de Aklavik e Inuvik é um dialeto Inupiatun mas é geralmente associado com Inuvialuktun. Siglitun é falado pelos Siglit de Sachs Harbour, Paulatuk, Tuktoyaktuk e Inuvik. Kangiryuarmiutun é usado pelos Kangiryuarmiut de Ulukhaktok. Kangiryuarmiutun é essencialmente o mesmo que Inuinnaqtun que é usado também nas comunidades de Nunavut: Kugluktuk, Bathurst Inlet e na Baía de Cambridge. Natsilingmiutut usado pelos Netsilingmiut de Gjoa Haven, Taloyoak, Kugaaruk e Repulse Bay, em Nunavut. Uummarmiutun, Siglitun e Inuinnaqtun (Kangiryuarmiutun) são todos escritos com ortografia romana enquanto Natsilingmiutut está escrito no silabário Inuktitut.

Cultura Inuvialuit
A caça do Caribu do Cabo Bathurst e rebanhos Bluenose, e também dividiu o rebanho Porcupine com os gwich'in. Tem havido alguma tensão entre o Inuvialuit e gwich'in sobre a caça do caribu. Outras atividades são sazonais:

Primavera: pesca, caça, gansos pardo caça
Verão: a pesca baleeira, colheita de frutos, raízes e plantas medicinais
Outono: encontro de pesca, a caça de vedação, gansos e plantas
Inverno: a pesca, a impermeabilização, a caça de ursos polares
A proposta da Mackenzie vale Pipeline, com a construção de um oleoduto iria passar tanto por Inuvialuit como pelo território gwich'in.

Os jogos tradicionais são:

akimuq: jogo chute alto
ayahaaq: Jogo de cordas
iglukisaaq: malabarismo nas rochas
MAK: desempenhado por tentar fazer uma pessoa rir
napaatchak: dardos, joga-se com um cabo de madeira e pregos afiados

Comunidades Inuvialuit
Comunidade Tradução Inglês 2006 Inuvaluit população Primeiras Nações Métis Outros aborígenes não-aborígenes
Aklavik "lugar de urso-terra estéril" (594 hab. sendo 350 Inuvialuits)
Inuvik "lugar de homem" (3.484 hab. sendo 1.335 Inivialuits)
Paulatuk "local de carvão" (294 hab. sendo 260 Inuvialuits)
Sachs Harbour tradicionalmente chamado Ikahuak, que significa "onde você vai por" (122 hab. sendo 105 Inuvialuits)


Tuktoyaktuk "se assemelha a um caribu", anteriormente conhecida como Porto Brabant (870 hab. sendo que 705 Inuvialuits)
Ulukhaktok "um grande blefe, onde foi utilizado para coletar a matéria-prima para fazer ulus", anteriormente conhecido como Holman (398 hab. sendo 360 Inuvialuits)

A área dos terrenos abrangidos pela Região de Acordo Inuvialuit é de 521,707.68 km2. Aklavik (Aklavik Indian Band, Ehdiitat gwich'in Conselho) e Inuvik (Nihtat gwich'in Conselho) são compartilhados com o povo gwich'in que são representados pelo Conselho Tribal gwich'in


A Divisão reconhecida pelo governo dos Territórios do Noroeste, não incluindo a reclamatória do povo Inuvialuit é a seguinte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário