castelos medievais

castelos medievais

sábado, 23 de abril de 2011

ILHA ELLESMERE - NUNAVUT - CANADÁ

















A ilha Ellesmere faz parte da Região Qikiqtaaluk do território Canadense de Nunavut . Deitada no Arquipélago Ártico Canadense é considerado parte do Arquipelago Rainha Elizabeth , sendo Cabo Columbia sendo o ponto mais setentrional da terra no Canadá. Compreende uma área de 196,235 km², tornando-a a décima maior ilha do mundo ea terceira maior ilha do Canadá . A Cordilheira do Ártico é sistema montanhoso cobre grande parte da ilha de Ellesmere, tornando-a mais montanhosa do arquipélago ártico canadense. Os salgueiros do Ártico é a única espécie lenhosa que crescem na Ilha Ellesmere.




História

Os primeiros habitantes humanos da ilha de Ellesmere foram pequenos bandos de inuits que iam à caça do caribu Peary , boi-almiscarado , e de mamíferos marinhos da caça sobre 2000-1000 aC. Como foi o caso do povo Dorset (ou Palaeoeskimo), caçadores e os Neoeskimos, a cultura Inuit Thule usou a peninsula de Bache, uma região mais agradável da ilha Ellesmere para se estabelecerem. Foi a última região do Alto Ártico canadense a ser evacuada durante a " Pequena Idade do Gelo ", que atesta a sua importância econômica em geral, como parte da esfera da cultura de que era uma parte e, ocasionalmente, às vezes, o componente principal de povoamento.

Vikings da Groenlândia visitaram a ilha Ellesmere, durante expedições de caça e comércio com os grupos Inuit. Estruturas incomuns na península Bache podem ser os restos de um período muito tardio da cultura Dorset, onde aparecem ruinas de uma casa de pedra.

O primeiro europeu a avistar a ilha após o auge da " Pequena Idade do Gelo "foi William Baffin. A Ilha Ellesmere foi nomeada em 1852 pela expedição de Edward Inglefield, em homenagem a Francis Egerton, primeiro conde de Ellesmere . A expedição americana liderada por Adolphus Greely , em 1881, atravessou a ilha de leste a oeste. A expedição encontrou em suas jornadas florestas-fósseis em Ellesmere no final dos anos 1880. A região de Stenkul Fiord foi explorada em 1902 por Per Schei, um membro da expedição de Otto Sverdrup, a Expedição Polar Norueguesa.

A Camada de gelo de Ellesmere foi documentada pela britânica Arctic Expedition de 1875-76, em que o tenente Pelham Aldrich s partido passou pelo Cabo Sheridan (82 ° 28'N 61 ° 30'W/ N ° 82.467 ° W 61,5 / 82.467; -61,5 ( Cabo Sheridan (Ilha Ellesmere) ) oeste), pelo Cabo Alert (82 ° 16'N 85 ° 33'W/ 82.267 N ° 85,55 ° W / 82.267; -85,55 ( Cabo Alert (Ilha Ellesmere) ) ), incluindo a plataforma de gelo Ward Hunt . Em 1906, Robert Peary liderou uma expedição no norte de Ellesmere , a partir de Cabo Sheridan ao longo da costa para o lado ocidental da Nansen Sound (93 ° W). Durante a expedição de Peary, a plataforma de gelo foi estudada, uma estimativa moderna é que ela abrange 8,900 km².

Geografia

Áreas protegidas

Mais de um quinto da ilha é protegida como Quttinirpaaq National Park (ex-Ellesmere Island National Park Reserve), que inclui sete fiordes e uma variedade de geleiras , assim como o Lago Hazen , o maior da América do lago ao norte do Círculo Polar Ártico .O pico Barbeau, a montanha mais alta em Nunavut (2.616 m ) está localizada na Cordilheira Império Britânico, na Ilha Ellesmere. A maior cordilheira ao norte do mundo, a Cordilheira Challenger , está localizada na região nordeste da ilha. O lado norte da ilha é chamada Terra de Grant .

Em julho de 2007, um estudo observou o desaparecimento do habitat para aves aquáticas, invertebrados e algas na Ilha Ellesmere. De acordo com John P. Smol de Queen's University em Kingston, Ontário , e SV Marianne Douglas da Universidade de Alberta em Edmonton , as condições de aquecimento e evaporação causaram baixos níveis de água e mudanças na química das lagoas e zonas húmidas da região.

As geleiras e calotas polares

Grandes áreas da ilha de Ellesmere são cobertas com glaciares e do gelo, com Manson Icefield e Sydkap no sul; Príncipe de Gales Icefield e Ice Cap Agassiz ao longo do lado leste-central da ilha, junto com a cobertura de gelo substanciais no Norte Ilha Ellesmere. A costa noroeste da ilha de Ellesmere é coberta por uma massa, de 500 km de comprimento. A prateleira de gelo de Ellesmere foi reduzida em 90 por cento no século XX devido ao aquecimento global , deixando-a separar algumas áreas como: Alfred Ernest , Ayles, Milne, Ward Hunt, e Markham onde existiam plataformas de gelo. Um estudo de 1986, de plataformas de gelo canadense descobriu-se que 48 km² 3,3 km³ de gelo sumiram das plataformas de Milne e Ayles, entre 1959 e 1974. A banquisa Ward Hunt, a maior parte remanescente da grossa camada de gelo marinho ao longo da costa norte da Ilha Ellesmere, perdeu 600 km de gelo em uma parte maciça em 1961-1962. Além disso, diminuiu 27% em espessura (13 m ) entre 1967 e 1999.

A quebra do gelo das montanhas de Ellesmere continuou no século 21: a plataforma de gelo Ward experimentou uma ruptura importante durante o verão de 2002, o Ayles Ice Shelf foi separado inteiramente em 13 de agosto de 2005, a maior separação de uma plataforma de gelo em 25 anos,que pode representar uma ameaça para a indústria de petróleo no Mar de Beaufort . Em abril de 2008, foi descoberto que o Ward Hunt foi fraturado em dezenas de pedaços, multi-facetadas rachaduras e, em setembro de 2008, a plataforma Markham (50 km²) se rompeu completamente para se tornar parte flutuante do gelo do mar.

Paleontologia

Schei e depois Nathorst descreveram o Paleoceno - Eoceno, florestas fósseis no fiorde Stenkul. O Stenkul Fiord representa uma série de deltas, brejos e várzeas. As árvores tinham pelo menos 400 anos. Prdaços tocos e caules de 3 m de diâmetro eram abundantes, e são identificados como Metasequoia e possivelmente Glyptostrobus .

Em 2006, pela Universidade de Chicago o paleontólogo Neil Shubin H. relatou a descoberta do fóssil de um Paleozóico (ca. 375 Ma), peixe, chamado Tiktaalik roseae , nos antigos leitos da Ilha Ellesmere. O fóssil apresenta características de muitos peixes, mas também indica uma transição de uma criatura que pode ser um predecessor de anfíbios , répteis , aves e mamíferos , incluindo humanos .

Ecologia de Insetos

AIlha Ellesmere é conhecida como sendo a ocorrência mais setentrional dos insetos eussociais, especificamente, o zangão polaris Bombus . Há uma segunda espécie de abelha que lá ocorrem, hyperboreus Bombus , que é um parasita nos ninhos de B. polaris.


População



Grise Fiord

















Eureka














Em 2016, no censo, a população da Ilha Ellesmere foi registrada como 201 habitantes. Há três assentamentos na ilha de Ellesmere: o de ALERT (pop. 62), o de EUREKA (pop permanente. 0, mas o lar de uma população temporária), e GRISE FIORD (pop. 139 hab.). Politicamente, é parte da Região Qikiqtaaluk .

A Canadian Forces Station (CFS) em Alert é o assentamento mais setentrional do mundo. Com o fim da Guerra Fria eo advento de novas tecnologias, permitindo a interpretação remota de dados, a população de Inverno foi reduzida para 50.

Eureka, que é o assentamento mais setentrional em segundo lugar no mundo, consiste em três áreas: " Eureka aeródromo ", que inclui" Forte Eureka "(os quartos para pessoal militar manter equipamentos de comunicação na ilha"), a Estação meteorológica e do Polar Ambiental Atmosférica Laboratório de Pesquisa (Pérola)e formalmente o observatório Ártico de ozônio estratosférico (Astro) .

Um comentário:

  1. 146 habitantes em 196.000 km²!!! Poxa, não chega a 1 habitante para cada 1.000 km². E tem uma comunidade bem organizada!! Valeu pela reportagem Aurélio

    ResponderExcluir