castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A REMOTA ILHA DE FOULA - REINO UNIDO






Foula é uma ilha desoladora, mas espectacular, no Oceano Atlântico, 20 quilômetros a oeste de Shetland. A ilha tem cerca de 4.0 km de 5,6 km, com baixas faixas costeiras ao longo do lado leste. Com uma área de 12,65 km², é o sétimo maior e mais ocidental das Ilhas Shetland. Ele nasce de baixo rochedos quebrados, no leste de precipitada de 150 a 365m falésias a oeste. A ilha tem cinco picos, chegando a 418m no The Sneug e 376m no The Kame. No extremo norte Gaada Stack é um arco natural. Foula situa-se na mesma latitude de São Petersburgo.

Foula tem uma população de 31 pessoas, que vivem em Hametown e Ham. Os habitantes anteriormente viviam da pesca do primeiro peixe de carne branca, e lagosta. Hoje, a maioria dos ilhéus teem o rendimento do gado ovino e turismo ornitológico.

Num recife escondido, o "Hoevdi Grund 'ou o Shaalds terrível" de Foula', fica um pouco mais de 3 km a leste de Foula entre o continente e a ilha de Shetland. O recife vem a poucos metros da superfície, e representa uma grande ameaça à navegação.


História

Em 1490, as propriedades da família Ciske foram divididas e Vaila e Foula se tornaram propriedades de Alv Knutsson. No entanto, o Ciskes eram noruegueses, e como a Escócia tinha anexado Shetland algumas décadas antes, as alegações de propriedade eram confusas e contraditórias.

Foula permaneceu usando o calendário juliano, quando o resto do Reino Unido adotou o calendário gregoriano em 1752. Como resultado, Foula é agora um dia à frente do calendário juliano e 12 dias atrás do gregoriano, observando-se o dia de Natal em 6 de janeiro e o Ano Novo em 13 de janeiro.

Em 1720, uma epidemia de varíola atingiu as 200 pessoas que vivem com Foula. Como os ilhéus ficaram tão isolados do resto do mundo, não tinham imunidade, ao contrário da maioria dos povos do norte da Europa naquela época. Noventa por cento da população da ilha morreram na epidemia.

O escritor e jornalista John Sands viveu Foula e Papa Stour por um tempo durante o século XIX. Ele lutou contra o sistema vigente chamado de Truck System em que os operários da ilha ao invés de ganharem salários recebiam apenas mercadorias e criou charges satirizando suas deficiências. Em uma ele chamou Foula como uma mulher bela e jovem, sendo estrangulada na qual havia um rótulo 'latifúndio' vigiado por outros répteis chamados 'missionário', 'latifundiário' e 'truck'.

A ilha foi também um dos últimos lugares onde Norn foi utilizado como primeira língua, sendo o dialeto local fortemente influenciado pelas línguas nórdicas. Além de ser o último lugar na Escócia, onde a Lei Udal foi usada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário