castelos medievais

castelos medievais

sexta-feira, 20 de maio de 2011

TERRITÓRIO DE NUNAVUT - CANADÁ

Nunavut




















(de Inuktitut : ᓄᓇᕗᑦ [Nunavut] ) é o maior e mais recente território federal do Canadá , que se separou oficialmente do Territórios do Noroeste em 01 de abril de 1999, através da Lei de Nunavut e do acrodo de Reivindicações de terras de Nunavut acordo Act, embora os limites reais tinha sido estabelecidos em 1993. A criação de Nunavut - que significa "nossa terra" em Inuktitut - resultou na grande primeira mudança para o mapa do Canadá desde a incorporação da nova província de Terra Nova em 1949.

Nunavut compreende uma parte importante do norte do Canadá , ea maioria do arquipélago ártico canadense , tornando-o o maior subdivisão do país e o quinto no mundo . A capital Iqaluit (anteriormente "Frobisher Bay"), em Ilha de Baffin , no leste, foi escolhida pelo plebiscito para escolha da capital em 1995 . Outras comunidades importantes incluem os centros regionais de Rankin Inlet e Baía de Cambridge . Nunavut também inclui Ellesmere Island , ao norte, bem como as porções sul e leste da Ilha Victoria , no oeste e Ilha Akimiski na Baía de James ao extremo sul.

Nunavut é tanto o menos populoso eo maior da geografia das províncias e territórios do Canadá. Uma das mais remotas regiões de baixa densidade no mundo, tem uma população estimada de mais de 33.000, na maior parte Inuit , espalhados por uma área do tamanho da Europa Ocidental . Nunavut é também a casa do lugar permanentemente habitado mais ao norte no mundo, alert .



Geografia de Nunavut

Costa nordeste da ilha de Baffin .Nunavut abrange 1.932.255 km² de terras e de 160,935 km² de água no norte do Canadá. O território inclui parte do continente, a maior parte do Arquipélago Ártico, e de todas as ilhas da Baía de Hudson , James Bay , e Baia Ungava (incluindo as Ilhas Belcher ), que pertencia aos Territórios do Noroeste. Isso torna a quinta maior entidade subnacional (ou divisão administrativa ) em todo o mundo. Se Nunavut fosse um país, que teria posto 15 na área.

Nunavut tem fronteiras terrestres com os Territórios do Noroeste em várias ilhas, bem como no continente, Manitoba , ao sul , Saskatchewan ao sudoeste e uma pequena fronteira terrestre com a Terra Nova e Labrador na Killiniq Island . Também faz fronteira marítima com as províncias de Quebec , Ontário e Manitoba e com a Groenlândia .

O ponto mais alto Nunavut é Barbeau Peak (2.616 m (8.583 pés) na Ilha Ellesmere. A densidade populacional é de 0,015 pessoas por quilômetro quadrado, um dos mais baixos do mundo. Em comparação, a Groenlândia tem aproximadamente mesma área e quase o dobro da população.















História de Nunavut


A região hoje conhecida como Nunavut apoiou uma contínua população de indígenas de aproximadamente 4.000 anos. A maioria dos historiadores identificam a costa da ilha de Baffin com o Helluland descrito no Norse sagas , então é possível que os habitantes da região tinham contato ocasional com os marinheiros Norses.

Em setembro de 2008, disseram pesquisadores na avaliação das recentes escavações arqueológicas incluiram fios desfiados de uma lebre , ratos, registro de paus , um rosto esculpido em madeira representando caucasianos e material arquitetônico. Os materiais foram coletados em cinco temporadas de escavação em Cabo Banfield . Estudiosos determinaram que essas são evidências de europeus comerciantes e, eventualmente, os colonos na ilha de Baffin , o mais tardar 1000 DC. Eles parecem indicar um contato prolongado, possivelmente até 1450. A origem do Velho Mundo, o contato é pouco claro, o artigo afirma: "Encontro de alguns fios e outros artefatos, presume-se serem deixados por vikings na ilha de Baffin, produziram uma época que antecede o Vikings por várias centenas de anos ... Então temos que considerar a possibilidade de que é tão remota quanto possa parecer, esses achados podem representar indícios de contato com os europeus antes dos vikings chegada na Groenlândia. "

O histórico relato escrito de Nunavut tem início em 1576, contada por um esplorador inglês, sr. Martin Frobisher , enquanto liderava uma expedição para encontrar a Passagem Noroeste , pensou que ele tinha descoberto minério de ouro ao redor do corpo de água hoje conhecido como Baía de Frobisher , na costa da ilha de Baffin . O minério acabou por ser inútil, mas Frobisher fez o registro do primeiro contato com os inuit . Outros exploradores em busca da Passagem Noroeste seguiram-se no século 17, incluindo Henry Hudson , William Baffin e Bylot Robert .

Cornwallis e Ilhas Ellesmere eram pontos estratégicos na história da Guerra Fria na década de 1950. Preocupado com a posição geopolítica estratégica da área, o governo federal mudou os inuit do Ártico Superior de Quebec mais para o norte, nas localidades de Resolute e Grise Fiord. Nas condições desconhecidas e hostis, eles enfrentaram a fome mas foram obrigados a ficar. Quarenta anos depois, a Comissão Real sobre Povos Aborígines publicou um relatório intitulado The High Arctic Mudança: Um Relatório sobre a Mudança 1953-1955 . O governo paga compensações para os afetados e seus descendentes, mas não se desculpou.

Em 1976, como parte das reivindicações de terras negociações entre os Inuit Tapiriit Kanatami (então chamado de "Tapirisat Inuit do Canadá") eo governo federal , as partes discutiram a divisão dos Territórios do Noroeste para fornecer um território separado para os Inuit. Em 14 de abril de 1982, um plebiscito sobre divisão foi realizada nos Territórios do Noroeste. A maioria dos moradores votaram a favor e que o governo federal fez um acordo condicional sete meses depois.

O acordo de reivindicações de terras foi concluído em setembro de 1992 e ratificada por quase 85% dos eleitores, em Nunavut. Em 9 de julho de 1993, o Acordo de Reivindicações Nunavut Land Act e Nunavut lei foram aprovadas pelo Parlamento canadense . A transição para a criação do Território Nunavut foi concluída em 01 de abril de 1999.

Municipalidades:(população no censo 2006)

Iqaluit - 6,184 habitantes














Rankin Inlet - 2,358 habitantes (KANGIQINIQ)
Arviat - 2,060 habitantes













Baker Lake - 1,728 habitantes (QAMANI'TUAQ)
Igloolik - 1,538 habitantes
Cambridge Bay - 1,477 habitantes (IQALUKTUUTTIAQ)















Pangnirtung - 1,325 habitantes
Pond Inlet - 1,315 habitantes (MITTIMATALIK)













Kugluktuk - 1,302 habitantes
Cape Dorset - 1,236 habitantes (KINNGAIT)
Gjoa Haven - 1.064 habitantes (UQSUQTUUQ)













Clyde River - 820 habitantes (KANGIQTUGAAPIK)



















Taloyoak - 809 habitantes
Coral Harbour - 769 habitantes (SALLIIT)













Repulse Bay - 748 habitantes (NAUJAAT)
Sanikiluaq - 744 habitantes
Arctic Bay - 690 Habitantes - (IKPIARJUK)
Kugaaruk - 688 habitantes
Hall Beach - 654 habitantes (SANIRAJAK)
Qikiqtarjuarq - 473 habitantes
Kimmirut - 411 habitantes
Whale Cove - 353 habitantes (TIKIRARJUAQ)
Chesterfield Inlet - 332 habitantes (IGLULIGAARJUK)









Resolute - 229 habitantes (QAUSUITTUQ)
Grise Fiord - 141 habitantes - (AUJUITTUQ)
Bathurst Inlet - O habitantes -(KINGOAK)
Umingmaktoq - 0 habitantes

Ainda há 3 divisões não organizadas: Kivalliq (0 hab.), Kitikmeot (21 habitantes) e Qiqiqtaaluk (5 hab. que moram na localidade de Alert, a mais setentrional do mundo)


Demografia de Nunavut















A partir do Censo 2006 a população de Nunavut foi 29.474 , com 24.640 pessoas que se identificam como Inuit (83,6% da população total), 100 como First Nations (0,34%), 130 Métis (0,44%) e 4.410 como não aborígenes (14,96%).





A taxa de crescimento da população de Nunavut tem sido bem acima da média canadense por várias décadas, principalmente devido às taxas de natalidade, que são significativamente superiores à média canadense, que é uma tendência que continua até hoje. Entre abril e julho de 2010, Nunavut viu a maior taxa de crescimento da população de qualquer província ou território canadense, a uma taxa de 1,01%. A segunda maior foi Yukon, com uma taxa de crescimento de 0,90%. No entanto, Nunavut tem uma grande perda líquida de migração, devido a muitos nativos inuit que saem do território para uma melhor oportunidade no resto do país.

Língua

Junto com o idioma inuit (Inuktitut e Inuinnaqtun ), o Inglês e francês são também línguas oficiais.

Em seu relatório de 2000 ( Aajiiqatigiingniq Língua de Instrução Research Paper ) do Departamento de Educação Nunavut, Ian Martin da Universidade de York afirma que a longo prazo ameaça "para a língua Inuit do Inglês é encontrado em toda parte, ea linguagem da escola e práticas atuais de linguagem estão contribuindo para essa ameaça "se as escolas de Nunavut seguirem o modelo de Territórios do Noroeste. Ele prevê um ano de plano de língua para criar uma "sociedade totalmente funcional bilíngüe, em Inuktitut e Inglês", de 2020. O plano prevê diferentes modelos, incluindo:

"Qulliq Model", para a maioria das comunidades de Nunavut, com o Inuktitut como a principal língua de instrução.
"Inuinnaqtun imersão Model", para a recuperação de idioma e imersão para revitalizar Inuinnaqtun como uma língua viva.
"Mixed População Model", principalmente para Iqaluit (possivelmente para Rankin Inlet), como os 40% Qallunaat , ou não Inuit, a população pode ter requisitos diferentes.

Das 29.025 respostas à questão do censo sobre "língua materna", as línguas mais comumente relatados foram:

1. Inuktitut 20,185 69,54%
2. Inglês 7,765 26,75%
3. Francês 370 1,27%
4. Inuinnaqtun 295 1,02%

Somente Inglês e Francês foram contados como línguas oficiais do censo. línguas oficiais do Nunavut são exibidas em negrito. Os valores apresentados são para o número de respostas em língua única ea percentagem do total de língua as respostas individuais.

No censo de 2006 informou-se que 2.305 pessoas (7,86%) que vivem em Nunavut não tinham conhecimento de qualquer uma das línguas oficiais do Canadá ( Inglês ou Francês ).

Religião

As maiores denominações em número de adeptos de acordo com o censo de 2001 foram as da Igreja Anglicana do Canadá , com 15.440 (58%), a Igreja Católica Romana ( Diocese de Churchill-Baie d'Hudson ) com 6.205 (23%) e Pentecostal com 1.175 (4%). [ 24 ] No total, 93,2% da população é cristã .



O Chefe do Executivo de Nunavut é um comissário nomeado pelo governo federal, o ministro de Assuntos Indígenas e Desenvolvimento da Região Norte . Como em outros territórios, o papel do comissário é simbólico e é análogo ao de um vice-governador . Embora o comissário não é formalmente um representante da cabeça do Canadá de Estado , um papel análogo ao que representa cerca A coroa tem acumulado para a posição.

Nunavut elege um único membro da Câmara dos Comuns do Canadá . Isso faz com que a maior de Nunavut equitação parlamentar no mundo em área, à frente do estado americano do Alasca .

Os membros da Assembleia Legislativa unicameral de Nunavut são eleitos individualmente, não há nenhum partido e que o legislador é baseado no consenso . O chefe do governo, o premier de Nunavut , é eleito por e de entre os membros da Assembléia Legislativa . A partir de 14 de novembro de 2008, o primeiro-ministro é Eva Aariak .

Confrontado com as críticas às suas políticas, o ex- premier Paul Okalik criado um conselho consultivo de idosos onze anos, cuja função é ajudar a integrar " Inuit Qaujimajatuqangit " (Inuit cultura e conhecimentos tradicionais, muitas vezes referida em Inglês como "QI") para o território político e decisões governamentais.

Devido ao grande tamanho de Nunavut, o objetivo declarado do governo territorial foi a descentralização da governação para além da região da capital. Três regiões - Kitikmeot , Kivalliq e Qikiqtaaluk / Baffin são a base para uma administração mais localizada, embora a falta de governos autônomos de seus próprios.

O território tem um orçamento anual de C $ 700 milhões, provenientes, quase que inteiramente pelo governo federal. O ex-primeiro-ministro Paul Martin designado suporte para norte do Canadá como uma de suas prioridades para 2004, com um extra de R $ 500 milhões para ser dividido entre os três territórios.

Em 2001, o governo da Nova Brunswick colaborou com o governo federal ea empresa de tecnologia SSI Micro para lançar Qiniq , uma rede única que utiliza satélites de entrega para fornecer acesso à Internet de banda larga a 24 comunidades em Nunavut. Como resultado, o território foi nomeado um do mundo o "Smart 25 comunidades" em 2006 pelo fórum da Comunidade Inteligente , uma organização mundial que premia a inovação em tecnologias de banda larga.

Um comentário: