castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 26 de maio de 2011

DADOS DO IBGE EMPERRAM CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS NO AMAZONAS


25 de Maio de 2011

Criação de novos municípios emperrado

Criação de novos municípios emperrado
A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Amazonas, presidida pelo deputado Tony Medeiros (PSL), reuniu-se nesta quarta-feira (25) com os representantes das comunidades de Badajós (Codajás), Purupuru (Careiro Castanho), Caviana e Campinas (Manacapuru) e Novo Remanso (Itacoatiara) para nova discussão sobre a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Presentes à reunião, os líderes comunitários Laudemir Ramiro Aparício (Badajós), J. Lee João Taveira de Lima ((Purupuru), Cleini Pinheiro (Caviana), Vilma Motta (Campinas) e Nonato Belo (Novo Remanso) explicaram que o principal entrave, hoje, em seus pedidos de criação de novos municípios está na contagem populacional nessas comunidades que não coincide com o apresentado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em comparação aos dados anteriores a 2010. Os dados verificados no Censo de 2010 ainda não foram disponibilizados. Na comissão, foi explicado que, de acordo com o Projeto de Lei Complementar 604, de 2010, em discussão no Congresso Nacional, o processo de criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, começa mediante requerimento dirigido à Assembleia Legislativa do Estado, assinado por eleitores domiciliados nas áreas territoriais dos municípios envolvidos. Esse requerimento tem que ser acompanhado de mapas e memorial descritivo da área territorial a ser criada, incorporada, fundida ou desmembrada, além de dados socioeconômicos que justifiquem a pretensão.
  Muitas comunidades amazonenses pretendem entrar com o pedido de emancipação, mas os dados por setores censitários impede no momento a mobilização dessas comunidades, já que oficialmente não são distritos; Algus exemplos são: Moura, em Barcelos, Novo Céu em Autazes, Boa Vista do Tapauá em Tapauá, Santo Antonio do Matupi em Manicoré e muitos outros.
 

Um comentário:

  1. É Aurélio. É muito estranho que as referidas comunidades ainda não tiveram acesso aos novo números populacionais, pois as informações estão disponíveis na pagina do IBEGE na internet desde outubro de 2010.
    O procedimento é o seguinte: Em cada uma dessas comunidades tem que ser formada uma comissão para tratar especificamente do assunto do desmembramento e criação para a emancipação do município. Essa comissão, como mínimo 5 membros, terá a responsabilidade de fazer todos os levantamento, coleta e formatação das informações que serão juntadas, apresentadas, protocoladas e apresentada na comissão que trabalha projetos para a criação de novos municípios aí no Amazonas.
    Não esquecendo que todos os documentos têm que serem devidamente reconhecidos em cartório.

    ResponderExcluir