castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 26 de maio de 2011

BELAS IMAGENS DO MUNICIPIO DE PODGORICA - CAPITAL DA REPUBLICA DE MONTENEGRO

Podgorica, algumas vezes transliterada como Podgóritsa ou Podgóritza[1] (em sérvio e montenegrino Подгорица; AFI: [ˈpɔdgɔˌriʦa]), é a capital de Montenegro e do município de Podgorica, anteriormente conhecida como Titogrado e Ribnica. Está localizada no sudeste da Europa a 44 metros acima do nível do mar.
















A cidade está situada a poucos quilômetros de centros de esqui (ao norte) e de balneários no Mar Adriático (ao sul).



















O nome significa "sob a Gorica" em sérvio. Gorica (góritsa; que significa "pequeno monte") é o nome da colina que marca a paisagem do centro da cidade.

A cerca de três quilómetros noroeste de Podgorica logalizam-se as ruínas de Doclea, uma vila conhecida já desde tempos pré-romanos e romanos. O imperador romano Diocleciano era desta região.

Séculos mais tarde, os romanos "corrigiram" o nome para Dioclea, considerando erradamente que um "i" se tivesse perdido do discurso comum. "Duklja" é a versão eslava mais tardia dessa palavra.

Quando à sua fundação (anterior ao Século XI), a vila chamava-se Birziminium. Durante a Idade Média era conhecida como Ribnica. O nome Podgorica passou a ser utilizado a partir do ano de 1326. De 1946 a 1992 chamou-se Titogrado, em honra ao líder jugoslavo Marechal Tito.











Nenhum comentário:

Postar um comentário