castelos medievais

castelos medievais

sábado, 21 de maio de 2011

CARACARAÍ - RORAIMA

Caracaraí (que na linguagem indígena quer dizer "pequeno Gavião" é um município do estado brasileiro de Roraima, sendo o quarto maior em população do Estado, segundo o IBGE. população conforme censo 2010: 18.384 hab.












História

Nasceu como um local de embarque de gado para a capital amazonense. Os animais desciam até a Boca da estrada, onde iniciam-se as Corredeiras do Bem-Querer. Ali eram desembarcados e tangidos até um curral no porto municipal, onde eram embarcados ao matadouro de Manaus.

Mercadorias vindas de Manaus e com destino à Boa Vista faziam este caminho em sentido inverso, e isso desenvolveu o lugar.

O município foi criado pela Lei Federal Nº 2.795 de 28 de maio de 1955, com terras desmembradas do município da Capital. Já foi governada por 22 prefeitos.

Geografia e transporte

Está localizada na margem direta do rio Branco. É conhecida por "Cidade-Porto" por abrigar o único porto e ter o maior movimento fluvial do estado. A navegabilidade de Caracaraí a Manaus pelo baixo rio Branco é maior que em outros pontos (ainda que grandes embarcações tenham dificuldades durante as fortes secas).

As duas maiores e principais estradas federais de Roraima (BR-174 e BR-210 - "Perimetral Norte") cruzam-se no município, sendo que o trecho de 130 quilômetros entre a sede municipal e a vila de Novo Paraíso faz parte tanto da BR-174 como da BR-210.

Seu clima é quente e úmido.





a ave que deu nome ao município














Área principal

A área do município de Caracaraí é pouco maior do que os estados brasileiros do Rio de Janeiro ou do Espírito Santo. Também é maior também do que a Suíça, Holanda, Dinamarca, Estónia ou Butão, possuindo 47.410,89 km².

















Infra-estrutura

O município dispõe de agência de bancos, dos Correios, rede telefônica e estação de rádio-difusão. Na saúde, existe um hospital público com 25 leitos e vários postos no interior.

Caracaraí é uma comarca da Justiça Estadual e conta com um Fórum: Paulo Martins de Deus. Possui 5 varas: Criminal, Cível, Infância e Juventude, Juizado Especial Criminal e Juizado Especial Cível.

Conta com um sistema de 36 km de rede de distribuição de água. A energia elétrica é distribuída pela Companhia de Eletricidade de Roraima.

Existem no município 36 escolas de ensino fundamental e 2 de ensino médio, que são a Escola Estadual João Rogélio e a Escola Estadual Castelo Branco.

O município possui dois pequenos aeroportos, um na sede municipal (asfaltado, 2500m x 80m) e outro em Novo Paraíso (asfaltado). Possui ainda a quarta maior pista de pouso da amazônia, localizada na entrada do município, as margens da BR-174.

Bairros

Centro
Santa Luzia
São Pedro
N.Srª do Livramento (Livramento)
São José Operário


















Economia

A principal atividade econômica é o pescado; o principal mercado consumidor é a capital do Estado de Roraima. Ao mesmo tempo produz-se para autossubsistência a mandioca, arroz, milho, etc… E atualmente a prestação de serviços como a construção civil de obras públicas tem sido relevante.(2009)


Áreas Indigenas:

O total de áreas indígenas dentro do município de Caracaraí é de 7.638,06 km², ou seja, 16,03% da área do município. A Maior parte dessa área pertence à etnia Yanomami que vivem nas malocas abaixo citadas na área do município: (pop. estimada de yanomamis por maloca)

Mauxiutheri- 77 hab.
Waromapitheri - 66 hab.
Caju - 51 hab.
Hawarihixapopeutheri - 49 hab.
Uxixiutheri - 46 hab.
Cachoeiratheri - 44 hab.
Xexenapitheri-Kaune - 43 hab.
Poratheri - 41 hab.
Pookohipiitheri - 40 hab.
T+H+Napiitheri - 39 hab.
Xikawatheri - 38 hab.
Maamapiitheri - 36 hab.
Yorikiopiitheri - 35 hab.
Maimasihipiitheri - 32 hab.
Yaropiitheri-Makiu - 29 hab.
Curral - 28 hab.
Yamaraakapitheri - 26 hab.
Koroasipitheri - 26 hab.
Rokoaripitheri - 24 hab.
Hehupiitheri - 20 hab.
Putupeiutheri - 20 hab.
Atahanapiitheri - 14 hab.

Vilas e Povoados de Caracaraí:

Existem várias vila e povoados em Caracaraí que se desenvolveram através de assentamentos:

Novo Paraíso
Vista Alegre
Petrolina do Norte
Serra Dourada
Lago Preto do Xeriuini
Caicubi
Xixuaú
entre outras.

Um comentário: