castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Solicitada a criação do municipio de CHAPADA DO SERINGAL - Santa Luzia do Tide -MA

Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão -
A Assembleia Legislativa recebeu, nesta quarta-feira (18), mais um pedido de criação de novos municípios no Estado. Trata-se do povoado Chapada do Seringal, pertencente à cidade de Santa Luzia. Em pouco mais de uma semana, este é o segundo requerimento protocolado na Casa solicitando a emancipação de povoados situados no município de Santa Luzia - o primeiro é referente à localidade Santo Onofre.

O requerimento solicitando a criação do município Chapada do Seringal foi protocolado por dez lideranças comunitárias que integram uma comissão formada para trabalhar pela emancipação do povoado.

Uma cópia do documento foi entregue aos deputados Eduardo Braide (PMN), Francisca Primo (PT) e André Fufuca (PSDB), este último presidente da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia.

De acordo com Camilo Sobral, presidente da comissão "Pró-Criação do Município Chapada do Seringal", a localidade atende a todos os requisitos estabelecidos pela Assembleia para realização de estudos de viabilidade para a criação de novos municípios.

O povoado, segundo Camilo, possui uma área geográfica de aproximadamente 142 mil hectares e congrega outras 41 localidades, dentre elas Vila Eliete, Faíza, Arapari, Campinho e Juruparana. Possui 12 mil habitantes e sete mil eleitores. Está localizado a 155 quilômetros de distância da sede de Santa Luzia e figura, segundo as lideranças comunitárias, como o maior celeiro agrícola do município e da região Central do Estado.

"Somente através da emancipação do povoado, nós, moradores da Chapada do Seringal, teremos acesso a políticas públicas eficientes e capazes de oferecer melhores condições de vida para o povo", avaliou Sobral, que estava acompanhado por Pedro Mourão, Ivan da Silva, Lindovaldo Cavalcanti, Marcos Antônio, Honorato Bezerra, Gilvan Rodrigues, Claudemir Oliveira, Nivaldo Nunes e Luis Moraes da Silva.

O prazo para recebimento dos pedidos de emancipação de novas cidades maranhenses teve início no último dia 11 e se encerrará no dia 11 de junho. Até o momento, também já foram solicitadas as criações das cidades de Novo Bacabal, pertencente ao município de Açailândia; e de Gameleira do Maranhão, a se desmembrar de Cajari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário