castelos medievais

castelos medievais

sábado, 28 de maio de 2011

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ RECEBE PEDIDOS DE EMANCIPAÇÃO DE 47 DISTRITOS


Assembleia Legislativa recebe pedidos de criação de novos 47 municípios no Piauí e senador João Vicente apresenta projeto para criação de novos municípios


A Assembleia Legislativa recebeu pedidos de criação de novos 47 municípios no Piauí. O Estado possui hoje 224 municípios.
O senador João Vicente Claudino (PTB) reapresentou projeto de autoria do ex-senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que não se reelegeu,estabelecendo critérios para a criação de novos municípios.
Ele afirmou que o projeto é para regulamentar a criação de novos municípios no Brasil. O projeto já estava na pauta para ser votado pelo Senado, mas como Sérgio Zambiasi não foi reeleito foi arquivado.
Por isso,João Vicente Claudino resolveu reapresentar o projeto.
João Vicente Claudino falou que a Espanha tem 1 milhão e 250 metros quadrados de extensão, cinco vezes o Piauí, tem 8.100 municípios e o Brasil tem 5.565 municípios com 8,5 milhões de metros quadrados.
“Se você andar vai ver que onde nasceu um município melhorou, isso é inegável, mas a gente tem que fazer isso com responsabilidade, não é de uma maneira irresponsável e sem critérios”, falou.
Pelos critérios estabelecidos pelo projeto de João Vicente Claudino os novos municípios devem ter no mínimo 6 mil habitantes, isso estabelece que municípios com menos de 12 mil habitantes não podem ser divididos; uma distância de área urbana de 15 quilômetros de um município para o outro; tamanho do município; e a realização de plebiscito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário