castelos medievais

castelos medievais

domingo, 1 de setembro de 2013

SÃO JOÃO DE MERITI (RJ): O FORMIGUEIRO DAS AMÉRICAS

São João de Meriti é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Seu nome histórico é Cidade de São João do Rio Meriti. Localiza-se a 22º48'14" de latitude sul e 43º22'20" de longitude oeste, a uma altitude de dezenove metros. De acordo com A Estimativa populacional para 2013 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população atual do município é de 460.059 habitantes.
Localiza-se na região da Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ocupa 34,838 km² de área.

O município é conhecido como "Formigueiro das Américas", pois sua densidade demográfica (número de habitantes dividido pela área em quilômetros quadrados) é uma das mais altas do continente(13.198 hab/km²)
Ficheiro:RiodeJaneiro Municip SaoJoaodeMeriti.svg

Topônimo

"Meriti" é um termo oriundo da língua tupi e significa "água de buriti", através da junção dos termos mburi'ti ("buriti") e 'y ("água"). Uma tradução alternativa é "água de mosca", através da junção dos termos tupis mberu ("mosca") e ty ("água").


Ficheiro:Bandeira-saojoaodemeriti.JPG



As terras que conhecemos hoje como São João de Meriti, cortadas pelos rios Sarapuí, Meriti e Pavuna, conhecidas antes como Freguesia de Meriti, correspondiam, nos séculos XVII e XVIII, a um território composto por fazendas e capelas religiosas. Nessa época, a região era um importante produtor de milho, mandioca, feijão e açúcar.
Ficheiro:Avenida Automóvel Clube.JPG
Em 1833, a vila de São João de Meriti passou a integrar a vila de Maxabomba, atual Nova Iguaçu. Em 1947, o município de São João de Meriti foi criado.
Ficheiro:Praça dos 3 Poderes.JPG
No inicio do século XX, a cidade passou a receber inumeros imigrantes portugueses, italianos, Judeus, Sírios e Libaneses. Dentre as famílias mais tradicionais e abastadas da cidade, destacamos as de Comendador Manuel Antônio Sendas, Valadão, Rasuck,Comendador Benedito Amaro, Telles de Menezes e Comendador Agostinho Francisco Paulucci.
Ficheiro:Vila Rosali.JPG
Considerada uma cidade-dormitório, Meriti é cortada pela Rodovia Presidente Dutra, que interliga a cidade a outros pontos do estado do Rio de Janeiro. Formada basicamente por zonas residenciais, Meriti possui alguns centros comerciais: o Centro, Vilar dos Teles (antigamente chamada de "Capital do Jeans"), o Shopping Grande Rio, Coelho da Rocha, São Mateus, bem como outros de menor expressão.
Muitos bairros pobres cercam esses centros. Muitos nem sequer têm saneamento básico, como Jardim Paraíso, no distrito de Vilar dos Teles.
Ficheiro:Vista de Tomazinho.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário