castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

DISTRITO DE VERMELHOS PLEITEIA EMANCIPAÇÃO

Depois de Izacolândia e Rajada, mais uma comunidade do Sertão do São Francisco pleiteia sua emancipação: o distrito de Vermelhos.
Localizado na zona rural de Lagoa Grande, Vermelhos vem sonhando com as chances de se transformar em cidade. E, segundo uma das lideranças do local, João Rodrigues da Silva, o anseio não é de hoje.
João, que preside a Associação Comunitária dos Moradores e Produtores Rurais do Distrito de Vermelhos (Ascomprove), promoveu uma reunião extraordinária ontem (15), na sede provisória da entidade, para criar a comissão pró-emancipação do distrito.
Ele conta que as primeiras conversas relacionadas ao plebiscito sobre Vermelhos ‘cidade’ surgiram desde o ano passado, quando a direção da associação esteve em Petrolina reunida com alguns deputados. “Realizamos algumas consultas e obtivemos respostas bastante positivas. Em março deste ano enviamos um dos nossos diretores a Brasília para mais uma consulta na Câmara dos Deputados e chegamos a conclusão que o nosso distrito, envolvendo as comunidades circunvizinhas, já reúne todas as condições para ser um município-modelo para o Vale do São Francisco, para o Brasil e o mundo”, empolga-se.
Articulações

A partir de então, segundo o líder comunitário, a comissão vai seguir suas articulações através das conversas com as comunidades que compõe o distrito, assim como as negociações envolvendo órgãos institucionais para dar agilidade ao plebiscito. Na reunião de ontem participaram várias outras lideranças comunitárias, além do vereador Zé Baiano e Representantes de associações e comunidades da área ribeirinha. (Foto/divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário