castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ILHÉU DE MONCHIQUE (AÇORES): O PONTO MAIS OCIDENTAL DA EUROPA

O ilhéu de Monchique é um grande rochedo oceânico sito frente à costa oeste da ilha das Flores, nos Açores, nas coordenadas geográficas 39º 29.665' N e 31º 16.494' W. Se os Açores forem considerados como parte da Europa (embora o ilhéu e as ilhas do Grupo Ocidental estejam situadas na placa norte-americana), o ilhéu de Monchique constitui o ponto mais ocidental da Europa. Na altura em que a navegação era feita com base nos corpos celestes este ilhéu de Monchique serviu como ponto de referência para acertar as rotas e verificar os instrumentos de navegação.
Ficheiro:Azores Flores Monchique.jpg
O ilhéu é um enorme rochedo de sólido basalto, constituindo os restos de um cone litoral desmantelado pela erosão marinha. Eleva-se a partir de uma plataforma sita a 40-50 m de profundidade, constituída por escoadas lávicas de morfologia irregular, o que confere aos fundos circundantes um microrrelevo acentuado. São numerosas as cavidades submarinas nas encostas dos ilhéu. A região mais profunda da formação é recoberta por depósitos de blocos, calhaus rolados areias. Nas zonas próximas à linha de costa do ilhéu as escoadas lávicas apresentam grandes fracturas, originando paredes verticais. A baixa profundidade existem covas de gigante de grandes dimensões.
Ficheiro:Ilhéu de Monchique o ponto mais ocidental da Europa, ilha das Flores, Açores, Arquivo de Villa Maria, ilha Terceira, Açores.JPG
O ilhéu está no centro de uma região de grande diversidade biológica, com cerca de uma centena de espécies identificadas e um índice de Margalef de 11,0. A flora litoral é dominada pela espécie Dictyota dichotoma, uma alga castanha iridiscente. Na região intertidal existem populações numerosas dos moluscos Patella aspera (lapa-brava) e Megabalanus azoricus (cracas). Nas águas circundantes são abundantes os peixe-rei (Coris julis).


O ilhéu empresta o nome ao mensário O Monchique, o único jornal que se publica no concelho das Lajes das Flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário