castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 3 de setembro de 2013

SANTO ANDRÉ (CABO VERDE) LUTA PARA TONAR-SE UM CONCELHO/MUNICÍPIO

Os habitantes de Santo André, interior do Porto Novo, prometem continuar a lutar para que a freguesia venha “um dia” a ser concelho. 
O processo de criação do município de Santo Antão foi desencadeado em 2006 pela própria comunidade, a partir de um fórum de reflexão sobre o futuro desta freguesia, com 118 quilômetros quadrados e quase quatro mil habitantes.
Ficheiro:Ribeira da cruz.jpg
Vista de Ribeira da Cruz, sede da freguesia de Santo André

Em declarações hoje à Inforpress, um grupo de cidadãos de Santo André, do qual fazem parte Vanderley Lima, Valter Silva e Delson Neves, mostrou-se determinado a não deixar cair no esquecimento esta aspiração da população local que, em 2006, recomendou a criação do concelho de Santo André.
O grupo, que tem desenvolvido, ao longo dos últimos seis anos, várias iniciativas, designadamente encontros com eleitos nacionais e membros do Governo, pretende aproveitar as comemorações do dia desta freguesia, que se assinala a 30 de Novembro, para intensificar as acções de sensibilização dos decisores.
Segundo Vanderley Lima, “mais do que uma vontade, a criação do município de Santo André é uma necessidade”.
Delson Neves, que nos últimos anos exerceu o cargo de delegado municipal da Ribeira da Cruz, sede da freguesia, é de opinião que a criação do concelho de Santo André representa “uma vontade da população" e que o Goverrno deveria atender a esta aspiração.
Na sua opinião, Santo André tem todas as condições exigidas para ser concelho: escolas, posto de saúde, redes de água, registo civil, de entre outras infra-estruturas e equipamentos sociais.
Em Novembro de 2000, recordou, o então primeiro-ministro, Gualberto do Rosário, lançou a ideia de criação do município de Santo André e a elevação da povoação da Ribeira da Cruz à condição de vila, durante uma visita à localidade.
Desde então, os moradores de Santo André têm estado à espera de uma decisão que o transformasse num concelho que terá na agricultura e no turismo as principais actividades econômicas.

O concelho do Porto Novo tem duas freguesias: São João Baptista e Santo André. E 2013 voltou à tona a criação do concelho/município na ilha Santo Antão, pois cada vez mais Santo André mostra-se totalmente independente de Porto novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário