castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 10 de setembro de 2013

APARECIDA (SP): A CAPITAL MARIANA DO BRASIL

Aparecida é um município na Microrregião de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, no Brasil.
Ficheiro:Bandeira do Municipio de Aparecida-SP.gif

área: 120,94 km²
População: 35.043 habitantes (censo 2010).

Ficheiro:SaoPaulo Municip Aparecida.svg

Aparecida é um dos 29 municípios paulistas considerados "estâncias turísticas" pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante, a esses municípios, uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de "Estância Turística", termo pelo qual passou a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Ficheiro:Vista do Centro de Aparecida SP.JPG

O santuário:
Aparecida é a segunda maior basílica e o maior santuário mariano do mundo. A igreja foi construída em 1955, em estilo neoclássico, para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Localiza-se no Vale do Paraíba, entre as duas cidades mais importantes do país, São Paulo e Rio de Janeiro.

Basílica de Aparecida
A Passarela da fé une a Matriz Basílica antiga e o Santuário Nacional de Aparecida, num percurso de aproximadamente 400 metros.

Passarela da Fé
Matriz Basílica: marco religioso da cidade, a igreja, construída em 1745 em estilo barroco, foi a primeira a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Matriz antiga de Aparecida
Ficheiro:Frente da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, Aparecida SP.JPG
outra vista
O Mirante da Torre, que fica no 18º andar da Torre Brasília, é um dos locais preferidos pelos visitantes para fotografias. De lá, tem-se uma visão privilegiada de grande parte do Vale do Paraíba, bem como do Rio Paraíba e da Rodovia Presidente Dutra, que corta a cidade de Aparecida. No segundo andar da torre, também existe um museu que pode ser visitado.

Vista da Torre

O Porto Itaguaçu marca o ponto do Rio Paraíba do Sul onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, em 1717. O visitante pode ainda fazer um passeio de barco pelo rio.
Porto Itaguaçu
O Aquário de Aparecida, com diversos tanques com espécies tanto de água doce quanto salgada, conta inclusive com uma piscina de tubarões, que podem ser tocados pelos visitantes.

Aquário de Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário