Em 2010, a região metropolitana de Oslo alcançou a população de 1 422 422 habitantes, dos quais 907 288 vivem nas áreas em torno da cidade.
Oslo situa-se em local privilegiado, à beira de uma imensa baía, dentro do fiorde de Oslo, o Oslofjorden, numa região cercada de florestas, lagos e ilhas.
Oslo concentra na orla, seus principais pontos turísticos, existe um terminal de cruzeiros, próximo à movimentada praça Aker Brygge, onde concentram-se muitos restaurantes e cafés.
No inverno há dias que variam de ensolarados a nevosos. As temperaturas oscilam entre -7 °C e -2 °C, mas ondas de frio podem fazer a temperatura cair para marcas inferiores a -15 °C.
Oslo é um importante centro de conhecimento marítimo e engenharia naval na Europa e é o lar de cerca de 1.980 empresas e 8.500 empregados no setor marítimo, algumas das quais estão entre empresas maiores do mundo nos ramos da navegação e corretoras de seguros.
O porto da cidade é o maior porto de carga do país e seu volume de passageiros é o maior da Noruega. Perto de 6.000 navios passam pelo porto de Oslo anualmente, com um fluxo total de 6 milhões de toneladas de cargas e mais de cinco milhões de passageiros.
Oslo está ligada por vias férreas e rodoviárias às principais cidades norueguesas, suecas e a Copenhague (via Gotemburgo), há inclusive uma linha de trem rumo ao círculo polar ártico; por mar conecta-se por embarcações diárias à Alemanha e Dinamarca.
A Estação Central de Oslo atua como hub central, e oferece serviços de trem para as cidades mais importantes do sul da Noruega, bem como Estocolmo e Gotemburgo, na Suécia.
Muitas auto-estradas passam pelo centro da cidade e em outras partes da cidade em túneis. As principais auto-estradas que atravessam Oslo são a E6 e a E18. Há três rodoanéis externos que funcionam com vias expressas e auxiliam na mobilidade da Região metropolitana de Oslo.
O principal aeroporto que serve Oslo é o Aeroporto Internacional de Oslo-Gardermoen, localizado em Gardermoen a 47 km do centro da capital. Atua como a principal porta de entrada internacional para a Noruega, e é o sexto maior aeroporto doméstico na Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário