Tratar sobre emancipações no Brasil e a viabilidade das mesmas. Acompanhar as criações e fusões de municípos em diversos países do mundo, assim como também acompanhar a curiosidades sobre lugares habitados e remotos no nosso mundo atual.
castelos medievais
quarta-feira, 30 de maio de 2012
KIRITIMATI: O MAIOR ATOL DO MUNDO
Kiritimati ou ilha Christmas é uma ilha do Pacífico, parte da república de Kiribati e das Espórades Equatoriais. É considerada o maior atol do mundo. Tem 642 km² de superfície emersa o que representa 70% do território de Kiribati. É o primeiro local habitado do mundo a ver o nascer de cada dia, pois usa o fuso horário UTC+14 e consequentemente o primeiro a mudar o ano. Tem cerca de cinco mil habitantes.
Foi descoberta por James Cook em 1774. Foi reclamada pelos Estados Unidos em 1854, mas foi anexada pelos britânicos em 1888. Em 1957 foi efectuado aqui o primeiro teste da bomba de hidrogénio britânica. Tornou-se parte de Kiribati em 1979.
A ilha tem cinco povoações (uma delas abandonada): Tabwakea (l.88l hab.), Londres(1.829 hab.), Banana (l..l70) hab., Polônia(235 hab.) e Paris(0), esta última em ruínas.
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Assembleia começa a analisar problemas de limites entre municípios maranhenses
A Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado Carlinhos Florêncio (PHS), começou a analisar, em audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (17), os problemas de limites existentes entre vários municípios maranhenses.
Da audiência participaram técnicos e diretores do IBGE e do Instituto Maranhense de Estudos Econômicos e Cartográficos (Imesc), que disponibilizaram os órgãos para serem parceiros da AL na resolução dos problemas de limites.
Carlinhos Florêncio é autor da proposta de realização da audiência pública, da qual participaram também os deputados Zé Carlos (PT) e Fábio Braga (PMDB). Florêncio justificou o encontro, sob o argumento de que os problemas de limites existem em quase todos os 217 municípios maranhenses e precisam ser corrigidos pela Assembleia, que tem poderes para fazer isso, apesar do Congresso Nacional ainda não ter aprovado a lei complementar que regulamenta a criação de novos municípios.
O presidente da Comissão de Assuntos Municipais afirmou que as populações destes municípios cobram uma efetiva solução para os problemas de limites, o que tem prejudicado vários municípios por conta de perderem recursos do Fundo de Participação ou outro tipo de assistência pública. Os deputados Zé Carlos e Fábio Braga também enalteceram a realização da audiência pública e asseguraram que os limites precisam ser corrigidos o quanto antes, para que não prejudiquem várias populações. Todos citaram vários exemplos de municípios que enfrentam problemas de limites, porque os pontos demarcatórios desapareceram ou nunca existiram.
O presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Júnior Marreca, por se encontrar na marcha dos prefeitos, em Brasília, foi representado na audiência por Ilan Mendonça, do setor jurídico, que garantiu que o assunto é também de interesse da entidade. Ele garantiu que muitos limites não fecham, mas, se for usado o GPS, o problema poderá resolvido facilmente. Disse também que é louvável o passo da Comissão, de analisar a questão em todo Maranhão, não apenas em municípios específicos, e defendeu a formação de uma força-tarefa para que estudos sejam realizados e leis corretivas votadas pela Assembleia.
Avaliação técnica – O primeiro a usar a palavra foi o representante do chefe da unidade estadual do IBGE no Maranhão, Sérgio Mota, que colocou o órgão à disposição para realizar parceiras, como já aconteceu em legislaturas anteriores, e disse que vem assessorando o Imesc nos estudos para apontar os problemas de limites que existem em todos os municípios maranhenses, para que os deputados façam projetos definindo as devidas correções.
Já o presidente do Imesc, Fernando Barreto, afirmou que o órgão já realizou estudos em pelo menos metade dos municípios maranhenses, com problemas aparecendo em quase todos, mas disse que, em muitos casos, havendo diálogo entre os prefeitos dos municípios envolvidos, os problemas poderão ser resolvidos.
Barreto e outros técnicos do Imesc citaram vários exemplos de conflitos e nominou até o caso de uma área que não pertence a nenhum município, nem a Araguanã nem a Pedro do Rosário. Foram lembrados também os problemas de limites existentes entre São Luís e Ribamar, com 32 bairros que pertenceriam às duas cidades.
Ao fazer uma avaliação da audiência, Carlinhos Florêncio enalteceu o sucesso do encontro e frisou que muitos povoados não sabem a que municípios pertencem, mas tudo tem que passar pelo crivo da lei. Florêncio voltou a defender novas emancipações, para valorizar o municipalismo e por conta de, em muitos municípios grandes, povoados distantes ficarem sem atendimento por serviços públicos. Frisou que é prerrogativa da Comissão de Assuntos Municipais trabalhar por novas emancipações, cuidando desde já das questões legais e definindo marcos limítrofes com base em equipamentos modernos, para evitar futuros problemas.
Carlinhos Florêncio informou que esteve com o presidente da Casa, Arnaldo Melo (PMDB), que prometeu todo apoio para que os problemas de limites sejam resolvidos e que novas audiências serão realizadas para avançar na resolução do problema de limites.
(Por Waldemar Terr)
sábado, 19 de maio de 2012
GOVERNO DA VENEZUELA CRIA O TERRITÓRIO INSULAR FRANCISCO DE MIRANDA
O Território Insular Francisco de Miranda é uma divisão administrativa da Venezuela, que inclui 3 arquipélagos no Caribe (Los Roques, La Orchila eAves), formado por parte das Dependências Federais da Venezuela e foi criado em 2011.
O arquipélago de Los Roque é formado por aproximadamente 350 ilhas, cayos e Bancos de Areia. sendo que os principais são:
O Território é assim composto:
ARQUIPÉLAGO DAS AVES:
área: 3,35 km²
Composto pelas ilhas:
AVES DE BARLAVENTO:
- Aves de Barlavento
-Ilha do Tesouro
-Cayo Bubi
-Cayo de las Bobas
AVES DE SOTAVENTO:
-Ilha Aves de Sotavento
-Ilha Larga
-Cayo Tirra
-Ilha Saquisaqui
-Ilha Maceta
-Cayo Sterna
ARQUIPÉLAGO LOS ROQUES:
área: 40,61 km²
População: 1.821 hab. (2009)
O arquipélago de Los Roque é formado por aproximadamente 350 ilhas, cayos e Bancos de Areia. sendo que os principais são:
-Ilha Gran Roque (Onde se situa a capital do Território e concentra 90% da população)
-Ilha Mamusqui
-Cayo Nordisquí
-Cayo Pirata
-Ilha Rasquí
-Ilha Madrisquí
-Cayo Simea
-Cayo Noronquí
-Ilha Loranquises
-Cayo Crasquí
-Ilha Augustin
-Ilha Loco
-Cayo Rabusquí
-Ilha Burquí
-Cayo Blanca España
-Cayo Espenqui
-Cayo Los Canquises Arriba
-Cayo Los Canquises Abajo
-Cayo Lanquí
-Cayo Yonquí
-Cayo Carenero
-Cayo Felipe
-Cayo Sardina
-Ilha Prquí
-Ilha Pelona
-Ilha Mosquitoquí
-Cayo Cuchillo
-Cayo La Maceta
-Cayo Bubies Arriba
-Cayo Bubies Médio
-Cayo Bubies Abajo
-Cayo Los Castillos
-Cayo Ciempiés
-Ilha del Muerto
-Ilha Buchuiyaco
-Cayo Selesquí
-Cayo Bequevé Norte
-Cayo Bequevé Sur
-Cayo de Agua
Cayo Crasquí (Los Roques)
-Cayo Dos Mosquises Norte
-Cayo Dos Mosquises Sur
-Pelona de Cayo de Agua
-Peloncita
-Cayo Sal
-Cayo Nube Verde
-Cayo Grande
-Ilha Sabastopol
-Cayo Ratas
-Cayo Francia
-Cayo Sargo
-Cayo La Tiñosa
-Cayo Pepino de Mar
-Cayo Envenenado
-Cayo Mosquito
-Cayo Carbón
-Cayo Carbonero
-Cayo Guarura
-Cayo Boca Grande
-Cayo Zancudo
-Cayo Carrapatero
-Cayo Chipí-Chipí
ILHAS LA ORCHILA
área: 40 KM²
Arquipélago composto pelas ilhas:
-La Orchila
-Cayo Sal
-Cayo Agua
-Cayo Noreste
-Cayo Dos Mosquises Norte
-Cayo Dos Mosquises Sur
-Pelona de Cayo de Agua
-Peloncita
-Cayo Sal
-Cayo Nube Verde
-Cayo Grande
-Ilha Sabastopol
-Cayo Ratas
-Cayo Francia
-Cayo Sargo
-Cayo La Tiñosa
-Cayo Pepino de Mar
-Cayo Envenenado
-Cayo Mosquito
-Cayo Carbón
-Cayo Carbonero
-Cayo Guarura
-Cayo Boca Grande
-Cayo Zancudo
-Cayo Carrapatero
-Cayo Chipí-Chipí
Cayo Pirata |
ILHAS LA ORCHILA
área: 40 KM²
Arquipélago composto pelas ilhas:
-La Orchila
-Cayo Sal
-Cayo Agua
-Cayo Noreste
sexta-feira, 18 de maio de 2012
quinta-feira, 17 de maio de 2012
QUAL É O LUGAR MAIS APERTADO DO MUNDO?
É Santa Cruz del Islote, uma ilhazinha situada no Caribe colombiano. Ali vivem cerca de 1.250 habitantes em uma área de 10 mil metros quadrados - pouco mais do que um campo de futebol. Isso quer dizer que a densidade demográfica de lá é de 125 mil pessoas por quilômetro quadrado. Para ter uma base de comparação, a cidade de São Paulo tem uma média de pouco mais de 7 mil pessoas por quilômetro quadrado - ou seja, a ilhota colombiana é quase 18 vezes mais densa do que a capital paulista. O lugar é tão apertado que, para caber mais gente, a igreja, o cemitério e o campo de futebol da comunidade ficam na ilha vizinha.
A média de pessoas por casa em Santa Cruz del Islote é de 13 pessoas e a praça central tem míseros 4 metros quadrados - só cabe mesmo a tal cruz que dá nome ao vilarejo. Mas o mais curioso foi um acontecimento recente: para aumentar a área de circulação das pessoas, cujos únicos meios de transporte terrestre possíveis são bicicleta e as próprias pernas, o dono de um bar decidiu se desfazer de uma mesa de sinuca; a comunidade agradeceu.
CADA UM NO SEU QUADRADO
A densidade média da Terra é de 48 pessoas por km2, mas os extremos estão bem longe disso
SANTA CRUZ DEL ISLOTE - O LOCAL MAIS DENSO DO MUNDO
125 MIL HABITANTES POR KM2
Se Santa Cruz del Islote tivesse o tamanho de um campo de futebol (100 x 70 m),haveria 875 pessoas dentro (quase 80 times de futebol).
OS DEZ PAÍSES/TERRITÓRIOS MAIS POVOADOS*
1. MÔNACO - 21.812 habitantes por km2
2. MACAU, CHINA - 18.195 habitantes por km2
3. HONG KONG, CHINA - 6.421 habitantes por km2
4. CINGAPURA - 6.335 habitantes por km2
5. GIBRALTAR - 4.850 habitantes por km2
6. VATICANO - 1.779 habitantes por km2
7. MALTA - 1.274 habitantes por km2
8. BERMUDA - 1.210 habitantes por km2
9. BANGLADESH - 1.064 habitantes por km2
10. BAHREIN - 1.044 habitantes por km2
Se Mônaco tivesse o tamanho de um campo de futebol, haveria 152 pessoas dentro dele.
OS DEZ PAÍSES/TERRITÓRIOS MENOS POVOADOS*
253. MAURITÂNIA - 2,88 habitantes por km2
254. ISLÂNDIA - 2,87 habitantes por km2
255. SURINAME - 2,76 habitantes por km2
256. AUSTRÁLIA - 2,62 habitantes por km2
257. NAMÍBIA - 2,45 habitantes por km2
258. GUIANA FRANCESA - 2,13 habitantes por km2
259. SAARA OCIDENTAL - 1,65 habitante por km2
260. MONGÓLIA - 1,64 habitante por km2
261. ILHAS MALVINAS - 0,24 habitante por km2 ou 4 km2 pra cada habitante
262. GROENLÂNDIA - 0,026 habitante por km2 ou 40 km2 para cada habitante
Na Groenlândia, há o equivalente a 5.714 campos de futebol para cada habitante
quarta-feira, 16 de maio de 2012
CAYO BONACCA: UM DOS LUGARES COM MAIOR DENSIDADE DEMOGRÁFICA NO MUNDO
O pequeno Cayo Bonacca, uma ilhota de 0,06 km² situado na costa da ilha Guanaja, municipalidade de Guanaja, nas ilhas da Baía, em Honduras, é considerado o lugar mais densamente povoado do mundo. Nessa pequena área aglomeram-se aproximadamente 5.000 pessoas, dando uma densidade demográfica de aproximadamente 84.000 hab/km².
terça-feira, 15 de maio de 2012
CURIOSIDADE: O PICO COM MAIOR QUEDA VERTICAL NO MUNDO
O Pico Thor, situado na cadeia de montanhas de do ártico, junto ao vale do rio Akshayuk, na ilha de Baffin, Nunavut, Canadá. O pico possui uma altura de 1.675 metros, sendo que à beira do vale do rio Akshayuk ele tem uma queda vertical de 1.500 metros em 105 graus. É considerada a parede vertical mais alta do mundo. O pico Thor está situado dentro do parque nacional de Auyuittuq, a 46 km da cidade de Pangnirtung.
sábado, 12 de maio de 2012
AS LOUCAS PROPOSTAS DE CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS NO BRASIL
No Sul serão 5 Novos:
Estado do Ivaí : Capital: Londrina ( Região Norte do PR )
Est. do Iguassu : Cap.: Cascavel ( Região Oeste do PR e de SC )
Est. do Ibucuí : Cap.: Santa Maria ( Região Sudeste do RS )
Est. Farroupilha : Cap.: Passo Fundo ( Região Noroeste do RS )
Est. dos Pampas : Cap.: Pelotas ( Região Sul do RS)
.
No Sudeste serão 6 Novos:
Estado do Triangulo : Capital: Uberlandia ( Região Oeste de MG )
Est. de Tiradentes : Cap.: Juiz de Fora ( Região Sul de MG )
Est. do Jequitinhonha : Cap.: Montes Claros ( Região Norte de MG )
Est. de São Pedro* : Cap.: Campinas ( Região Centro-oeste SP )
Est. do Tietê Norte* : Cap.: Ribeirão Preto ( Região Noroeste de SP )
Est. de Tietê Sul* : Cap.: Bauru ( Região Sudoeste de SP )
.
No Centro-Oeste serão 4 Novos:
Estado do Xingu : Capital : Sinop ( Região Norte de MT ) só q ira pertencer ao Norte.
Est. de Diamantes* : Cap.: Rondonopolis ( Região Leste de MT )
Est. do M.G do Sul: Cap.: Dourados ( Região Sul do MS, o MS passará
a se chamar estado do PANTANAL)
Est. do Planalto Central* : Cap.: Taguatinga ( RIDE + algumas Satelites)
Distrito Indigena: Cap.: Indianapolis ( Parte da Reserva no MT )
.
No Norte serão 6 Novos:
Est. do Solimões: Capital: Tabatinga ( Região Noroeste do AM)
Est. do Rio Negro: Cap.: Tefé ( Região Sudoeste do AM)
Est. da Madeira: Cap.: Humaitá ( Região Norte do AM)
Est. do Jamanxim: Cap.Itaituba ( Região Noroeste do PA)
Est. do Tapajós: Cap.: Santarém ( Região Oeste do PA)
Est. do Carajás: Cap.: Marabá ( Região Sudeste do PA )
.
No Nordeste serão 6 Novos:
Estado do São Francisco : Capital: Juazeiro ( Região Norte da BA + 3 cid de PE )
Est. de Fronteiras : Cap.: Barreiras ( Região oeste da BA )
Est. de Vera Cruz : Cap.: Ilhéus ( Região sul da BA )
Est. do Cariri : Cap.: Juazeiro do Norte ( Região sul do CE + Parte do PE )
Est. de Gurguéia* : Cap.: São Raimundo Nonato ( Região Sul do PI )
Est. de Santa Isabel* : Cap.: Imperatriz ( Região Sul do do MA )
.
Estado do Ivaí : Capital: Londrina ( Região Norte do PR )
Est. do Iguassu : Cap.: Cascavel ( Região Oeste do PR e de SC )
Est. do Ibucuí : Cap.: Santa Maria ( Região Sudeste do RS )
Est. Farroupilha : Cap.: Passo Fundo ( Região Noroeste do RS )
Est. dos Pampas : Cap.: Pelotas ( Região Sul do RS)
.
No Sudeste serão 6 Novos:
Estado do Triangulo : Capital: Uberlandia ( Região Oeste de MG )
Est. de Tiradentes : Cap.: Juiz de Fora ( Região Sul de MG )
Est. do Jequitinhonha : Cap.: Montes Claros ( Região Norte de MG )
Est. de São Pedro* : Cap.: Campinas ( Região Centro-oeste SP )
Est. do Tietê Norte* : Cap.: Ribeirão Preto ( Região Noroeste de SP )
Est. de Tietê Sul* : Cap.: Bauru ( Região Sudoeste de SP )
.
No Centro-Oeste serão 4 Novos:
Estado do Xingu : Capital : Sinop ( Região Norte de MT ) só q ira pertencer ao Norte.
Est. de Diamantes* : Cap.: Rondonopolis ( Região Leste de MT )
Est. do M.G do Sul: Cap.: Dourados ( Região Sul do MS, o MS passará
a se chamar estado do PANTANAL)
Est. do Planalto Central* : Cap.: Taguatinga ( RIDE + algumas Satelites)
Distrito Indigena: Cap.: Indianapolis ( Parte da Reserva no MT )
.
No Norte serão 6 Novos:
Est. do Solimões: Capital: Tabatinga ( Região Noroeste do AM)
Est. do Rio Negro: Cap.: Tefé ( Região Sudoeste do AM)
Est. da Madeira: Cap.: Humaitá ( Região Norte do AM)
Est. do Jamanxim: Cap.Itaituba ( Região Noroeste do PA)
Est. do Tapajós: Cap.: Santarém ( Região Oeste do PA)
Est. do Carajás: Cap.: Marabá ( Região Sudeste do PA )
.
No Nordeste serão 6 Novos:
Estado do São Francisco : Capital: Juazeiro ( Região Norte da BA + 3 cid de PE )
Est. de Fronteiras : Cap.: Barreiras ( Região oeste da BA )
Est. de Vera Cruz : Cap.: Ilhéus ( Região sul da BA )
Est. do Cariri : Cap.: Juazeiro do Norte ( Região sul do CE + Parte do PE )
Est. de Gurguéia* : Cap.: São Raimundo Nonato ( Região Sul do PI )
Est. de Santa Isabel* : Cap.: Imperatriz ( Região Sul do do MA )
.
.
No Total seriam criados 27 novos Estados
e Um Distrito Federal Indigina.
Como seria a Implantação desses novos estados
.
1° Ato: Primeiramente, precisariamos mudar a constituição.
para que, não aja a necessidade da construção de uma
nova cidade, para cada estado.
pois construir uma nova cidade, gera muito custo e desperdicio de
dinheiro publico.
.
2° Ato: seria de mudar o numero de deputados federais
e senadores, por estado.
no meu projeto, seriam 2 senadores para cada estado.
sendo esses os Representantes Federais mais votados do estado.
um total de 10 representantes por estado. os 8 demais seriam Dep.Federais.
.
3°Ato: Seriam de termos Eleições Unicas.
Onde o Povo Votaria em duas cabines, uma para Legislativo e outra pra executivo.
no Legislativo o povo Votaria da seguinte forma:
1°Voto: Representante Municipal ( Vereador e administrador regional)
2°Voto: Representante Estadual ( Deputado Estadual / distrital )
3° Voto: Representante Federal ( Deputado Federal e Senador)
.
no Executivo, votaria assim:
1°Voto : Prefeito
2°Voto : Governador
3°Voto : Presidente da Republica.
com eleições Unicas
havaria uma diminuição nos castos publicos, particulares e privados.
A Eleições também seriam de 5 em 5 anos.
e Um Distrito Federal Indigina.
Como seria a Implantação desses novos estados
.
1° Ato: Primeiramente, precisariamos mudar a constituição.
para que, não aja a necessidade da construção de uma
nova cidade, para cada estado.
pois construir uma nova cidade, gera muito custo e desperdicio de
dinheiro publico.
.
2° Ato: seria de mudar o numero de deputados federais
e senadores, por estado.
no meu projeto, seriam 2 senadores para cada estado.
sendo esses os Representantes Federais mais votados do estado.
um total de 10 representantes por estado. os 8 demais seriam Dep.Federais.
.
3°Ato: Seriam de termos Eleições Unicas.
Onde o Povo Votaria em duas cabines, uma para Legislativo e outra pra executivo.
no Legislativo o povo Votaria da seguinte forma:
1°Voto: Representante Municipal ( Vereador e administrador regional)
2°Voto: Representante Estadual ( Deputado Estadual / distrital )
3° Voto: Representante Federal ( Deputado Federal e Senador)
.
no Executivo, votaria assim:
1°Voto : Prefeito
2°Voto : Governador
3°Voto : Presidente da Republica.
com eleições Unicas
havaria uma diminuição nos castos publicos, particulares e privados.
A Eleições também seriam de 5 em 5 anos.
sexta-feira, 11 de maio de 2012
CURIOSIDADE: ALGUNS MUNICÍPIOS EXTINTOS NO BRASIL
No Estado do Paraná foram extintos os seguintes municípios:
Aquidaban (lei est. 4390 de 10/12/1961)
Erasto Gaertner (lei est. 53 de 28/06/1961)
Floriano (lei 4390 de 10/12/1961)
Vila Progresso (lei 4390 de 10/12/196l)
No estado de Pernambuco foram extintos os seguintes municípios:
Ponta de Pedras (Mandato de seg. 53 575 de 11/05/1962)
Tupanatinga (Mandato de seg. 53 698 de 11/06/1962)
No estado da Bahia foram extintos os seguintes municípios:
São Roque do Paraguassu (mandato de seg. 399-A de 22/06/1962)
Ubiraitá (Mandarto de seg. 431 de 24/07/1963)
No estado de Santa Catarina o seguinte município:
Colônia (lei est. 948 de 17/12/1963)
Que no Amazonas foram extintos 252 municípios pela lei Estadual nº 41 de 24/07/1964
Aquidaban (lei est. 4390 de 10/12/1961)
Erasto Gaertner (lei est. 53 de 28/06/1961)
Floriano (lei 4390 de 10/12/1961)
Vila Progresso (lei 4390 de 10/12/196l)
No estado de Pernambuco foram extintos os seguintes municípios:
Ponta de Pedras (Mandato de seg. 53 575 de 11/05/1962)
Tupanatinga (Mandato de seg. 53 698 de 11/06/1962)
No estado da Bahia foram extintos os seguintes municípios:
São Roque do Paraguassu (mandato de seg. 399-A de 22/06/1962)
Ubiraitá (Mandarto de seg. 431 de 24/07/1963)
No estado de Santa Catarina o seguinte município:
Colônia (lei est. 948 de 17/12/1963)
Que no Amazonas foram extintos 252 municípios pela lei Estadual nº 41 de 24/07/1964
quinta-feira, 10 de maio de 2012
FOTOS DA BASE DUMONT D'URVILLE (ANTÁRTICA)
A Base Antártica de Dumont d'Urville pertence à França e localiza-se na Ilha dos Petrels, no arquipélago de Pointe Geólogie, na Terra de Adélia.
Assinar:
Postagens (Atom)