São
Petersburgo é uma cidade federal da Rússia localizada às margens do rio Neva, na
entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico.
É a segunda maior cidade da Rússia e a quarta da Europa (em território) atrás de Moscou, Londres e Paris.
São Petersburgo é frequentemente descrita como a maior cidade do Oeste Europeu Russo. Entre as cidades do mundo com mais de um milhão de pessoas, São Petersburgo é a que está mais a Norte.
Os outros nomes da cidade eram Petrogrado (1914–1924) e Leningrado (1924–1991). É frequentemente chamada de, somente, Petersburgo e informalmente conhecida como Piter.
Fundada pelo tsar Pedro, o Grande em 27 de maio de 1703, serviu de capital do Império Russo por mais de duzentos anos (1713–1728 e 1732–1918). São Petersburgo deixou de ser a capital em 1918, após a Revolução Russa de 1917.
O centro histórico da cidade e o grupo de monumentos constituem patrimônio mundial da UNESCO. Centro político e cultural russo por 200 anos, a cidade é muitas vezes referida na Rússia como a capital do norte.
Um grande número de consulados estrangeiros, corporações internacionais, bancos e outros negócios estão situados em São Petersburgo.
O Metrô de São Petersburgo é o sistema de metropolitano que opera na cidade e é conhecido formalmente por Metrô de Leninegrado, tem muitos traços das ideologias socialistas que viguravam aquando da sua construção, sobretudo na decoração e ornamentação das suas estações.
Devido à sua geologia única, o metrô de São Petersburgo é um dos mais profundos do mundo; serve cerca de três milhões de passageiros diariamente, sendo um dos dez mais movimentados sistemas de metrô do globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário