castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 4 de julho de 2011

PINTO BANDEIRA VOLTARÁ A SER MUNICÍPIO A PARTIR DE 2013


Pinto Bandeira terá eleições dia 7 de outubro de 2012

TSE aprovou calendário eleitoral e localidade da região de Bento Gonçalves já participa do pleito no próximo ano


Pinto Bandeira agora conhece data da eleição
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, no último dia 28 de junho, o calendário eleitoral referente às eleições municipais de 2012. O pleito será realizado no dia 7 de outubro, em 1º turno, e no dia 28 de outubro, nos municípios onde houver a necessidade de 2º turno. O calendário traz as principais datas a serem observadas por eleitores, partidos políticos, candidatos e pela própria Justiça Eleitoral. O ex-distrito de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, que conseguiu emancipação através de ação movida no Supremo Tribunal Federal (STF), também terá eleições nesta data.

Para isso iniciou no começo deste mês um processo de recadastramento do eleitor na localidade. O trâmite é conduzido pelo cartório eleitoral de Bento Gonçalves.

- É um passo importante que solidifica o município e a partir destes empossados teremos a reinstalação do município de Pinto Bandeira - disse João Pizzio, presidente da Associação Pró-Municipalização.

Os eleitores seguirão votando nos mesmos locais, contudo, agora registrados no ex-distrito de Bento. Para os filiados em partidos, é necessário que ocorra a criação de diretórios em Pinto Bandeira.

- É município já declarado. Os eleitores filiados a partidos políticos em Bento Gonçalves e automaticamente viram filiados de diretórios em Pinto Bandeira - comentou Ricardo Abreu, chefe do cartório eleitoral da 8ª Zona, na região de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira.

Em 2012, os eleitores vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Relembre

Depois de ter eleito prefeito e vereadores pela primeira vez em 2000, a localidade voltou a ser um distrito em 2003 por meio de uma liminar movida pelo Partido Progressista. No dia 9 de julho do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a liminar, considerando válida a lei que criou o município de Pinto Bandeira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário