castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 18 de julho de 2011

SETORES CENSITÁRIOS MOSTRAM PEQUENAS ILHAS NO LITORAL DE SÃO PAULO POUCO CONHECIDAS.

Ao redor de Ilhabela,uma das maiores ilhas no Litoral de São Paulo podemos encontrar pequenas ilhas e ilhotas que pelo censo 2010 possuem habitantes permanentes e outras simplesmente desabitadas.
No município de Ilhabela destacam-se as Ilhas: Vitória (50 habitantes em 1,98 km²), Ilha Búzios (142 habitantes  em 6,61 km² e a ilha dos Pescadores (2 habitantes em 0,018 km²). A ilha Vitória tem  um Comprimento máximo: 2.600 m - Largura máxima: 1.500 m - Altura máxima: 90 m. e situa-se a 30 km da costa.
fotos da ilha Vitória






Já no município de São Sebastião estão as ilhas:  Montão de Trigo (49 hab. e 1,13 km²), Ilha dos Gatos (2 hab. e 0,08 km² , ilha do Mar Virado (5 hab.) e as ilhas Couves e o conunto  AS ILHAS.

Montão de Trigo é uma ilha do estado de São Paulo, no Brasil. Fica situada entre a enseada da Bertioga e o canal de São Sebastião, a aproximadamente 14 km do continente. O cume da ilha está a 276 metros acima do nível do mar, sendo um ponto de contemplação do mar, das ilhas adjacentes e do canal de São Sebastião. Sua profundidade é de 3 a 20 metros. Para chegar à ilha, é possível alugar embarcações na Barra do Una. Como não há praias na ilha, o acesso é difícil.
Apesar da pouca distância que a separa do continente, a Ilha Montão de Trigo apresenta ótimas condições para o mergulho, tanto livre como autônomo. Com profundidade para todos os níveis de mergulhadores, é um local bastante procurado para check out (Portinho) e turismo.
Como regra, a melhor época para o mergulho é o Verão, quando a temperatura da água se torna mais quente e a visibilidade melhora.
Aparentemente, com relação à fauna, o mergulhador pode achar o local um tanto pobre, mas a grande atração da ilha é explorar as grutas e tocas ao seu redor, onde se pode com frequência encontrar pargos, badejos, lagostas, salemas e peixes frades, em pares ou solitários, são constantemente vistos no local.
Hoje, por iniciativa da bsbtelecom (uma empresa privada) já é possível acessar a internet e também está disponível o serviço de telefonia fixa nas dependências da escola local. A luz provém de um sistema de painéis solares e funciona regularmente.  Os habitantes da ilha são chamados de Caiçaras.


ilha Montão de Trigo

Já  na costa de ubatuba estão a Ilha Redonda, Ilha Pedra, Ilha dos Porcos Pequena, Ilha da Pesca, Ilha Selinha, Ilha Comprida, Ilhote Caraouca, Ilha couves, Ilha Raspada e Ilha Prumirim (que fazem parte de um setor censitário que possui 6 habitantes permanentes).
Na região de Caraguatatuba está a ilha de Massaguaçu Grande e Massaguaçu Pequena, sendo Massagraçuá Grande habitada por 2 habitantes. A área total das duas ilhas é de 0,11 km²

Nenhum comentário:

Postar um comentário