castelos medievais

castelos medievais

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A LUTA PELA CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS DO ACRE

Vinte e quatro integrantes da Comissão que luta pela emancipação da Vila Campinas estiveram na Assembleia na manhã desta segunda-feira, 18, reunidos com membros da Mesa Diretora buscando apoio e discutindo ações para a causa.

Representando vários segmentos da comunidade de Campinas, os integrantes da Comissão fizeram questão de destacar no início da reunião que a autonomia da localidade será muito importante , principalmente para o futuro profissional das pessoas, em particular para os jovens que terão mais oportunidades de trabalho.

Gildomar Oliveira, mais conhecido como Charqueiro, apresentou os principais pontos que envolvem o processo de emancipação de Vila Campinas, ressaltando que a Comissão já esteve na Aleac em outras oportunidades buscando apoio dos deputados estaduais na questão.

O principal ponto de entrave na questão é que as assembléias legislativas estaduais não têm mais a prerrogativa de legislar sobre a criação de novos municípios. Há toda uma mobilização dos parlamentos estaduais e da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais -Unale, que congrega todas as assembléias do Brasil, com a finalidade de ter de volta essa competência.

Para o deputado Tchê (PDT), atual presidente da Unale e segundo secretário da Mesa Diretora da Aleac, a reivindicação dos moradores da Vila Campinas é autêntica e merece todo o apoio da sociedade. "Sou um deputado estadual, um representante da comunidade eleito pelo povo. A Unale é uma entidade que também representa o povo. Então, precisamos apoiar as decisões que a comunidade toma no sentido de melhorar as suas condições de vida. O que for do interesse do povo vamos discutir, encaminhar e lutar a favor", declarou.

Tchê também falou sobre a questão envolvendo a atual legislação sobre criação de municípios, ressaltando que não é correto um senador votar emancipação de localidades sem conhecer o povo dessas áreas, sua cultura, sua história. "Não é certo um parlamentar de outro estado decidir sobre a autonomia de uma área sem conhecer as pessoas que lá moram, seus costumes. Nós, deputados estaduais, é que devemos ter esse direito porque conhecemos de perto essas realidades. Além disso, as várias regiões do Brasil são muito diferentes entre si", destacou.

Para o presidente da Unale também é preciso fortalecer o Legislativo, principalmente o Legislativo estadual. "Queremos legislar também sobre outros assuntos como saúde, por exemplo", afirmou.

O deputado Chagas Romão (PMDB), que também participou da reunião se manifestou dizendo que havia sido procurado por um dos membros da Comissão e que recomendou falar com o deputado Tchê, que como presidente da Unale poderia ajudar muito. "O ex-deputado Chico Sombra iniciou um processo para emancipar a Vila Campinas, chegando a apresentar um projeto de lei com essa finalidade. Precisamos fazer um movimento me direção ao plebiscito, que é o instrumento que fortalece a luta pela emancipação e expressa a vontade popular", enfatizou.

O presidente da Assembleia, deputado Elson Santiago (PP), também apoia a emancipação de Campinas e destacou que já há na Aleac projetos que determinam a emancipação de três localidades: Campinas, Humaitá e do Segundo Distrito. "Esses projetos foram feitos, fizemos tudo, precisamos apenas do plebiscito para referendá-los e implantá-los.

Para Elson não é necessário iniciar um novo processo de autonomia, é só aproveitar o que já existe. Ele destacou também que o governador Tião Viana (PT) apoiará o movimento.

O primeiro secretário, deputado Ney Amorim (PT), também esteve na reunião, mas em função de sua agenda não pode permanecer até o final do encontro.

Após vários questionamentos ficou decidido o encaminhamento a ser seguido. Será desarquivado o projeto da Assembleia que já prevê a criação do município de Campinas do Acre. Os membros da Mesa se reunirão com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral para colocá-lo a par de todos os detalhes que envolvem a questão. Também será realizada uma reunião com o governador do Estado sobre a questão.

Paulo Luiz

Agência Aleac

Nenhum comentário:

Postar um comentário