castelos medievais

castelos medievais

domingo, 17 de julho de 2011

E SE AÇUANÓPOLIS VIRASSE DISTRITO DE CANUTAMA COMO SERIA?

Açuanópolis poderia muito bem ser mais um distrito do estado do Amazonas, ou comparado com municípios
da Região Sul do Brasil, poderia ser até um novo município do amazonas. Pelo Censo 2010 a sede urbana de Açuanópolis possui 251 habitantes e se distrito ou município abrangeria uma população total de 3.792 habitantes, tendo como limite com o município de Canutama toda a parte sul da BR-230, o que abrangeria uma área de aproximadamente 12.000 km².
Moradores da Vila de Açuanópolis, localizada no KM 70 do BR 319, trecho Porto Velho-RO - Humaitá-AM, “vivem uma situação se não traumática, mas preocupante”. A declaração é do administrador de Açuanópolis, Amaurí Lima, escolhido democraticamente através de abaixo assinado, onde a maioria da população o escolheu, para lutar e defender os interesses comuns dos moradores.
 A única escola da localidade funciona precariamente. Professores com dificuldade de locomoção, pouca freqüência em sala de aula. Pais de alunos reclamando do fraco ensino que repassado aos filhos.
Fraca atuação do representante do prefeito de Canutama, conhecido na localidade como Júnior.
A energia elétrica produzida pelo único motor de luz existente está quebrada e o prefeito de Canutama, ainda não se manifestou para concertá-lo. Enquanto isso a população está no escuro, alimentos estragando, muito calor, sem água gelada moradores recorrem ao comércio de Amauri Lima para deixar litros e mais litros de água para gelar.
As crianças sentadas no piso do comércio enchem o estabelecimento para assistir os programas de televisão, porque Amaurí Lima tem motor de luz próprio.
Na comunidade não existe comunicação, e a população estão pedindo a Anatel que instale na localidade um posto telefônico.
Não existe água tratada, nem iluminação pública. Povo está pedindo ao prefeito de Canutama um posto de saúde, e um posto policial.
A igreja Pentesncostal, dirigida pelo pastor Carlos, realiza um excelente trabalho social e espiritual com a população mantendo jovens, adolescentes e crianças longe das drogas, do álcool e da prostituição.
Outra coisa que chama a atenção que Açuanópois está a apenas 70 km de Porto Velho, onde a maioria da população procura os atendimentos prioritários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário