castelos medievais

castelos medievais

domingo, 10 de julho de 2011

COMUNIDADES QUEREM EMANCIPAÇÃO NO AMAZONAS

Vale a pena lembrar que o Amazonas é o maior estado em área no Brasil, e o quarto no PIB Brasileiro e com o resultado da sinopse por setores censitários dá para se ver a realidade desse grande estado, principalmente nas áreas de fronteira e na área central onde existem grandes vazios demográficos. Não era de se estudar a emancipação de Estirão do Equador? Cucui? Ipiranga?
Vila Bittencourt? Palmeiras do Javari? Belo Monte do Tapauá? existem inúmeros aglomerados urbanos no meio da vastidão da floresta que necessitam ser desmembrados para um maior controle de nossa área de fronteira e desenvolvimento.




Portal Amazônia, com informações da Ale/AM

MANAUS – A falta de repasse de recursos para investimentos em comunidades no interior do Amazonas tem aumentado os pedidos de antecipação no interior do Estado. A informação é do deputado Tony Medeiros, que preside a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Ale/AM). Ao todo, mais de 30 pedidos de municipalização já chegaram à Casa.

Na última semana, a Comissão esteve nas comunidades de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, e Caviana e Campinas do Norte, ambas em Manacapuru, para orientar os moradores, políticos e empresários sobre as condições para municipalização. “São comunidades que buscam melhorias para seus moradores, mas encontram dificuldades junto à administração municipal”, afirmou Tony.

Por enquanto, a criação de municípios é prerrogativa da Câmara Federal. Entre os critérios estão, por exemplo, o número mínimo de dez mil habitantes, além da quantidade de moradores aptos a votar. Também é levado em conta o número de domicílios na área onde será a sede do novo município.

Entre os municípios que possuem comunidades que buscam a emancipação estão Codajás, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Parintins e Manaus. Quando a decisão sobre criação dos municípios voltar para as assembleias estaduais, conforme prevê o projeto de lei n.º 604/10 da Câmara dos Deputados, o Amazonas terá mais de 30 comunidades interessadas na municipalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário