castelos medievais

castelos medievais

domingo, 17 de julho de 2011

CAVIANA - AMAZONAS

CAVIANA TEM INFRAESTRUTURA PARA SER EMANCIPADA

O Distrito de Caviana é composto atualmente por 04 vilas que estão interligadas por estrada, são elas: vila de Caviana, vila Santa Maria (pupunha I), vila Bom Jesus (pupunha II) e vila Bela Vista, totalizando uma população de 2.825 habitantes, assim distribuídos: Caviana com 1.056 habitantes, Santa Maria com 141 habitantes, Bom Jesus com 397 habitantes, Bela Vista com 385 habitantes e Assentamento (estrada) com 122 habitantes. Pelo conso 2010 a localidade de caviana está totalmente dentro do município de Beruri.
MAPA ESTRUTURAL DE CAVIANA COM ESTRADA LIGANDO
AS VILAS DE PUPUNHA 1 E 2 E VILA DE BELA VISTA

Aspectos Sociais / Infraestrutura

O Distrito de Caviana dispõe de inúmeras opções de serviços básicos a oferecer a sua população, tais como:
- Educação - Possui 01 escola estadual com 12 salas de aula, sala de informática com 12 computadores, biblioteca, auditório, ginásio poliesportivo, etc..., onde funciona o ensino fundamental, médio e tecnológico, com 386 alunos matriculados e mais 06 escolas municipais nas comunidades de Caviana, centro de Caviana, Santa Maria (pupunha I), Bom Jesus (pupunha II), Bela Vista e Assentamento, nas quais funcionam o ensino fundamental.
- Saude - A SEMSA Secretaria Municipal de Saúde, mantém uma Unidade de Saúde, contendo: 01 sala para pequenas cirurgias, 02 consultórios (médico, odontológico), sala de enfermagem, sala de vacinação, sala de endemias com laboratório para análise, etc…,

- Energia - A Amazonas Energia fornece energia elétrica 24 horas/dia, com distribuição domiciliar para 463 residências.
- Água - O SAAE Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto mantém em Caviana, dispõe de 01 poço com 90 m de profundidade, 01 reservatório de 78.000 litros, 6.000 m de rede para distribuição de água.
- Comunicação - Como meios de comunicação dispomos de rádio, televisão, telefones fixo, público e residencial, como capacidade para 400 ligações domiciliares sendo que apenas 10% estão em uso atualmente, voz comunitária, também contamos com serviço de internet disponível na Escola Estadual Januário Santana, e no IDAM, através das quais temos acesso a toda informação que precisamos.
- Assistência Técnica - O IDAM mantém um escritório em Caviana, dotado de alojamento e transporte fluvial (lancha voadeira) e terrestre (moto).
- Assistência Social - A Assistência Social de Caviana é realizada principalmente por Associações, dentre as quais 06 formalmente constituídas: Associação de Desenvolvimento Comunitário de Caviana (1ª associação da zona rural de Manacapuru a ser regularizada - 1984); Associação das Mulheres de Caviana - AMAC; Associação dos Assentados; Associação de Pais e Mestres; Associação para Emancipação de Caviana e a Associação das Crianças e Adolescentes de Caviana, que mantém uma parceria com a ONG Internacional Visão Mundial que atende 500 crianças através do projeto Crianças do Amazonas, e que a sete anos realiza uma ação de Saúde e Cidadania.
O mosaico de assistência social de Caviana é completado pelas igrejas: Católica, Assembléia de Deus, Adventista do 7º dia, Batista Missionária, Pentecostal Deus é Amor, Assembléia dos Filhos de Deus, Pentecostal Unida do Brasil e Assembléia de Deus Tradicional.
- Esporte e Lazer - Na área de esporte e lazer dispomos de uma ginásio poliesportivo, praça e dois campos de futebol

- Segurança - A segurança de Caviana esta a cargo do 3º Batalhão de Policial Militar que mantem um 01 posto policial e 2 policiais que prestam serviço aos fins de semana.


Caviana possui ainda 13 ruas, 30 km de estradas, vicinais, 240 estabelecimentos residenciais e- 09 estabelecimentos comerciais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário