castelos medievais

castelos medievais

terça-feira, 19 de julho de 2011

COMISSÃO PROPÕE QUE SÃO GERALDO (CARAÚBAS) SE EMANCIPE

Comissão propõe que São Geraldo se desmembre de Caraúbas


Os moradores de pelo menos 20 localidades da região noroeste do município de Caraúbas discutiram neste final de semana a ideia de emancipação política e administrativa. Querem se desmembrar de Caraúbas. Conduz o processo uma comissão formada por dois professores e um mecânico, com apoio dos vereadores Silas Sales, Edson Morais (licenciado) e Edmilson Leite. No Executivo, a proposta foi vista com preocupação.

A reunião foi no distrito de São Geraldo, na sede do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais: A convocação da reunião dos moradores foi para discutir um Projeto de Desenvolvimento da Região da Varzea, mas descambou para o lado da emancipação política e administrativa. A reunião levou o nome de "Os Caminhos da Emancipação".

O novo município já teria até nome: Silvério Marinho, que foi discutido e aprovado pelos moradores das comunidades de Língua de Vaca, Mariana, Pedrêz, Santana, Pacó, Assentamento de Santa Agostinha e Ursulina, Sabe Muito, Carnaubinha, Cacinbinhas, Apanha-Peixe, Furtunha, Moreno, Boagua, Xique-Xique, Marrecas, Serrote, Favone, Volta do Juazeiro e Cachoeira.

Professor Wallace Patrick, que faz parte da comissão, acredita que a nova cidade vai receber mais recursos e assim poderá melhorar os serviços básicos de saúde, educação, cultura, entre outros benefícios. "No mínimo, um novo município recebe recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB)", explica
A busca pela emancipação política do único distrito do município de Caraúbas é antiga e voltou a ser discutida nesta reunião através de uma comissão formada por três jovens, que são: professores Wallace Patrick, Élder Morais e o mecânico Gladyson Sales. Além dos três vereadores da comunidade, eles também teriam o apoio de outras lideranças.

Na reunião foram discutidos os caminhos da emancipação, onde também ressaltaram o período que São Geraldo se tornou Distrito no dia 19 de dezembro de 1963, há 47 anos, tendo como Lei Nº 3003, pelo então governador Aluizio Alves. A Comissão orientou aos participantes sobre as exigências legais para criação do município, onde o primeiro passo é ser Distrito.

Secretário teme prejuízo para os moradores
A proposta é polêmica. Divide opiniões dos moradores e também das autoridades. Um grupo acredita que a região terá mais recursos para investir em serviços básicos. Outro acredita que mesmo que venham mais recursos, estes investimentos serão difíceis de serem feitos, devido ao fato das comunidades ficarem distantes umas das outras.

O custo de manutenção dos serviços básicos são maiores. O vereador Edson Morais, atual secretário de Governo, diz que a região é muito rica em reservas naturais e que isto será a base da economia da região. Segundo ele, Apanha Peixe e São Geraldo têm a estrutura e potencial econômico para sobreviver desmembrado de Caraúbas.

Já o secretário de Planejamento, Ademos Ferreira Júnior, disse que a emancipação de São Geraldo e comunidades vizinhas trariam prejuízo grande aos moradores desta região. Citou exemplo de cidades que se emanciparam (Serra do Mel) de outros centros urbanos maiores, e mesmo tendo melhores condições de se desenvolverem, hoje enfrentam dificuldades.

O município de Serra do Mel enfrenta dificuldades para custear o transporte escolar, diante da distância entre as vilas, assim como para garantir o abastecimento e a assistência de educação. O mesmo é na região da várzea de São Geraldo. Não existe um núcleo de habitação predominante. A maioria das comunidades são distantes umas das outras.

POPULAÇÃO
O município de Caraúbas tem aproximadamente 20 mil habitantes. As comunidades que estão propondo o desmembramento têm cerca de quatro mil habitantes. Só que esta população está espalhada em comunidades rurais, distantes uma das outras, como ocorre com a Serra do Mel, que enfrenta dificuldades para garantir os serviços básicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário