castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 27 de julho de 2011

SONHO DE EMANCIPAÇÃO DE VILA MANDI E BARREIRA DO CAMPO VIRAM PESADELO


Povoados sem emancipação em Santana do Araguaia

Quarta-Feira, 27/07/2011, 07:57:43

Os moradores das localidades denominadas “Vila Mandi” e “Barreira do Campo”, em Santana do Araguaia, há mais de cinco anos vêm nutrindo o desejo de se emanciparem, o que resultaria na criação de dois novos municípios na região sul do Pará.
Entretanto, uma lacuna técnica existente junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) impede o prosseguimento das ações necessárias à criação das novas unidades geopolíticas.
Falando ao DIÁRIO, Antonio Gomes, diretor regional do IBGE em Conceição do Araguaia, e que coordenou o Censo/2010, informou que ambas as localidades são consideradas “povoados”, ou seja, zona rural.
“Somente distritos podem ser elevados à categoria de municípios. E um povoado, para ser elevado à condição de distrito, depende do registro junto ao IBGE, da Lei Municipal e de sua demarcação territorial. E até o momento, nem Vila Mandi nem Barreira do Campo nos encaminharam estes documentos.”
O Censo/2010 catalogou em Vila Mandi uma população de 2.907 habitantes e em Barreira do Campo, 2.499.
“Creio que um dos próximos distritos a ser emancipado em nossa região é “Casa de Tábua”, ou “Sawanópolis”, como queiram. Santa Maria das Barreiras, considerado “município-mãe”, cumpriu todas as exigências legais”, concluiu Gomes. (Diário do Pará)

3 comentários:

  1. hj meu pai contando de quando trabalhou nessa localidade quando foi dada o nome de vila mandi boas historias

    ResponderExcluir