castelos medievais

castelos medievais

sábado, 30 de maio de 2015

KERGUELEN (TERRITÓRIOS AUSTRAIS ANTÁRTICOS FRANCESES): A RECONSTRUÇÃO DE PORT JEANNE-D'ARC

Kerguelen , ilhas subantárticas remotas, mas magníficas

Desta vez vamos para o extremo sul, a um pedaço remoto e desolado da terra: As Ilhas Kerguelen , também conhecidas como as Ilhas Desolação , são um grupo subantarctico de ilhas no Oceano Índico do sul, em torno de 49º Sul ( Ushuaia está a 54º S). Eles pertencem à placa antárctica, e elas são de origem vulcânica.





As ilhas são parte das Terras Austrais e Antárticas Francesas. Este é um dos lugares mais isolados da Terra, situando-se a  mais de 3300 km de distância do local civilizado mais próximo.


A principal ilha do arquipélago é chamada La Grande Terre . Ela mede 150 km de leste a oeste e 120 km ao norte a sul. A base principal, a chamada "capital" das ilhas, é Port-aux-Français , localizada ao longo da costa oriental da Grande Terre .No geral, as geleiras das ilhas Kerguelen  ocupam pouco mais de 500 km². As ilhas são sem árvores, com escassa vegetação, mas, apesar da sua rudeza eles exibem algumas paisagens surpreendentes.



No extremo norte, a Arche de Kerguelen, a característica mais conhecida das ilhas

Vallée des Skuas

A vegetação é líquens da tundra, musgos e da famosa especialidade nativa, Repolho de Kerguelen:



O tempo pode até ser aceitável se os ventos selvagens permanentes não fustigam o dia e a noite. Os ventos também contribuem para a limpeza e pureza do ar e da água.
 Mas deixe-me começar pelo estabelecimento principal, a estação de investigação científica e estação meteorológica: Port-aux-Français Coordenadas: 49 ° 21'S, 70 ° 13'E







Port-aux-Français é o principal assentamento de Kerguelen, uma estação de pesquisa permanente construída na década de 1950.

O edifício mais antigo, La Tour Météo (torre meteo)

Não há habitantes indígenas, mas a França mantém uma presença permanente de 50 a 100 cientistas, engenheiros e pesquisadores, e uma força militar também.


As instalações incluem edifícios de pesquisa científica, uma estação de rastreamento via satélite, dormitórios, um hospital, uma biblioteca, ginásio, um pub, e da capela de Notre-Dame des Vents .

Alogamento de Marins

Não há árvores em Kerguelen, embora alguns fósseis de árvores parecem provar as ilhas foram uma vez florestada. Mas os homens são teimosos, e fazem como árvores; assim os únicas a ser vistas em todo o território são essas thuyas (uma espécie de cipreste) na frente da cabine-clínica de saúde:


Elas devem ser árvores altas, mas são "decapitadas" pelos ventos imparáveis, assim elas crescem somente até o topo dos prédios que os protegem.

Não há nenhum aeroporto nas ilhas - apenas um heliporto, de modo que todas as viagens e transporte do mundo exterior são conduzidas por navio.

'L'aventure ', o barco que normalmente transporta pessoas de porto em porto e entre ilhas.

Lab 'Biomar' e Monte Ross ao pôr do sol, no meio as águas do Golfo Morbihan, perto do porto. 

Porto Jeanne d'Arc


Porto Jeanne d'Arc é uma antiga estação baleeira fundada por uma empresa baleeira norueguesa em 1908.


A liquidação abandonada consiste de quatro edifícios residenciais com paredes de madeira e telhados de zinco, e um celeiro. Alguns dos que foi restaurada e está atualmente em uso. É o segundo estabelecimento principal, e mantém alguns testemunhos históricos da era da caça à baleia. Há também uma estação de pesca no Lac d'Armor , fundada em 1983, a 40 km a oeste de Port-aux-Français , para a aclimatação de salmão , como as águas aqui são entre as mais puras do planeta. E várias cabanas através das ilhas em locais estratégicos, servem de abrigo ou de investigação meteorológica.
 HISTÓRIA As ilhas foram descobertas pelo navegador francês Yves-Joseph de Kerguelen em 1772. Até o século XX, o arquipélago era regularmente visitado por baleeiros e caçadores de focas (principalmente britânicos , americanos e noruegueses) que caçavam as populações residentes de baleias e focas. Eles introduziram populações de coelhos, ovelhas e renas. Kerguelen tem sido continuamente ocupada desde 1950 por equipes de investigação científica, com uma população de 50 a 100 freqüentemente presentes. Alguns sites especiais: A península Gallieni , no sul da Grande Terre Esta é o mais área pitoresca e surpreendente. O ponto mais alto, o Monte Ross , tem uma altitude de 1.850 metros.

Fonte:Ultima Thule

Nenhum comentário:

Postar um comentário