Criado em 14 de Julho de 1971, o município de Baie-James, na região Norte da Província de Quebec, Canadá, foi extinto em 24 de Julho de 2012. O então município, o maior em área do canadá, com 335.818,20 km², e o terceiro maior do mundo, só perdendo em área para os municípios de Sermersooq (com 635.600 km²) e Qaasuitsup (com 660.000 km²), situados na Groenlândia, foi extinto para dat lugar ao Território Eeyou Istchee Baie James.
|
Em vermelho a área do antigo município |
Em uma área tão grande do extinto município moravam, em 2011, apenas 1.303 habitantes, sendo que nele estão os maiores complexos Hidroelétricos do Canadá. A então sede do município extinto chama-se Radisson, a única localidade não indígena acima do paralelo 53 e a localidade mais setentrional do mundo com população majoritariamente de lingua Francesa.
|
vista de Radisson |
Além da sede municipal, Radisson, com 270 habitantes, faziam parte da municipalidade as localidades de Beaucanton, Desmaraisville, Joutel, Miquelon, Val-Paradis, Valcanton e Villebois.
|
O novo território |
Com a extinção da municipalidade, os antigos enclaves Crees dentro de sua área passaram a designar toda área. Como ainda está em processo a instalação da nova unidade territorial, a região ainda não possui uma capital oficial definida. Embora os antigos enclaves Crees agora façam parte do território, algumas localidades não-indígenas ficaram com enclaves dentro do território. São Elas: Chapais, Chibougamau, Lébel-sur-Quévillon e Matagami. E o Território também ficou com um enclave dentro da municipalidade de Amos, a Vila de Washaw Sibi e um enclave dentro da Administração Regional de Kativik, a vila de Whapmagoostui.
|
vista de Lebel-sur-Quévillon |
As comunidades que fazem parte do novo território ficaram assim definidas:
Comunidades
- Eeyou Istchee
- Chisasibi
- Eastmain
- Mistissini
- Nemaska
- Oujé-Bougoumou
- Waskaganish
- Washaw
Sibi
- Waswanipi
- Wemindji
- Whapmagoostui
- Baie-James
- Beaucanton
- Desmaraisville-Miquelon
- Joutel
- Val-Paradis
- Valcanton
- Villebois
Nenhum comentário:
Postar um comentário