castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 14 de março de 2013

EM BREVE ANGOLA CONHECERÁ SEUS 76 NOVOS MUNICÍPIOS

Angola deverá conhecer em breve novas divisões administrativas territoriais com a criação de setenta e seis novos municípios.
Ficheiro:Coat of arms of Angola.svg
 

Segundo o diretor nacional da administração local do estado, Belisário dos Santos, estudos neste sentido sustentam a necessidade de novas administrações municipais e toma como exemplo a região de Dirico na província do Cuando-Cubango: “Por exemplo uma localidade como Dirico em relação a Menongue aquela distância são quase oitocentos e tal quilômetros que é a distância por exemplo do Lubango a Luanda, esta comuna está muito distante do centro de decisão. Então uma tentativa de evolução para num futuro haver as autarquias é descentralizar os serviços para aquelas comunas e dar recursos para que consigam resolver os seus próprios problemas.”
Ficheiro:Angola location map.svg
Com as novas divisões administrativas previstas Angola poderá contar com duzentos e trinta e sete municípios contra os atuais cento e sessenta e um.
A distância, a população e o potencial econômico são os critérios que vão pesar na elevação de algumas localidades à categoria de municípios: “Os critérios variaram consoante a distância do município sede, população, potencial até econômico que pode ter, há comunas que têm um pouco este binómio, mas estão muito distantes. Se a gente as passar à categoria de administrações municipais terão um pouco mais de autonomia na gestão da coisa pública no dia-a-dia”.
Angola tem uma extensão de um 1.246.700 km2. É um país localizado na costa ocidental de África a sul do equador e está territorialmente dividido em 18 províncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário