castelos medievais

castelos medievais

sábado, 2 de março de 2013

COLÔNIA DO SACRAMENTO: A CIDADE URUGUAIA QUE FOI PARTE DO BRASIL


Colônia do Sacramento é a capital do departamento de Colônia, no sudoeste do Uruguai. Ele está localizado na margem esquerda do norte- Río de la Plata, a 177 quilômetros de Montevidéu.



A área onde localiza-se a fundação portuguesa hoje faz parte do Centro Histórico, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.


Ficheiro:Colo do sac 1.jpg

Por causa de sua proximidade com a cidade de Buenos Aires, Colônia recebe muitos viajantes que vêm e vão para esse destino e também os habitantes de Buenos Aires, que têm propriedades lá.


Estrategicamente posicionada às margens do Rio da Prata, a graciosa cidadezinha de Colônia tem ruas de paralelepípedos, casas feitas de pedra e barro, paredes ladrilhadas e luminárias de vidros amarelos.


Colônia foi fundada pelos portugueses, em 1680 e disputada durante muitos anos pelas coroas da Espanha e Portugal. Foi o primeiro assentamento uruguaio, o único da região de origem lusitana e guarda intacta a magia da sua história.


Ficheiro:PlazaMayor-Colonia3.jpg

Entre as principais atrações do Bairro Histórico estão a Rua dos Suspiros, a Porta da Cidadela, a Casa do Vice-Rei, a Igreja Matriz, o Convento de São Francisco, a Praça dos Touros de São Carlos, a Rambla Costanera e o Puerto de Yates.


O núcleo histórico de Colônia do Sacramento, com apenas 12 ha, localiza-se na península de San Gabriel, às margens do Rio da Prata.


Ficheiro:CalleSuspiros3.jpg

Colônia do Sacramento é hoje um dos destinos turísticos mais importantes do Uruguai, recebendo milhares de visitantes por ano. A localização da cidade é privilegiada para receber turistas, uma vez que se encontra a uma hora de barco desde Buenos Aires e a duas horas em carro desde Montevidéu.


O desenho urbano de Colônia, derivado da época portuguesa, é único na região por não obedecer o rígido padrão de "tabuleiro de xadrez" das fundações espanholas no Novo Mundo.


As casas da época portuguesa caracterizam-se pelas paredes de pedra maciça e pelos telhados de duas ou quatro águas, enquanto que as do período espanhol são de tijolos e tem tetos planos.


Colônia fica em frente a Buenos Aires (Argentina), na margem oposta do Rio da Prata. São apenas 40 quilômetros de travessia de barco, no Buquebus grandes catamarãs que fazem a travessia). estes barcos transportam passageiros a pé e carros de passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário