castelos medievais

castelos medievais

sábado, 16 de março de 2013

ALERT (NUNAVUT) CONTINUA SENDO A LOCALIDADE HABITADA MAIS SETENTRIONAL DO MUNDO



Alert é a localidade habitada mais setentrional do mundo, situada na Região de Qikiqtaaluk, Nunavut, Canadá.

 Possui uma população permanente de 5 habitantes, sendo que há também uma população sazonal de aproximadamente 75 militares que se revezam por se localizar ali a Base Aérea Canadense de Alet.

 A localidade de Alert está situada a 817 km do Polo Norte, na parte setentrional da ilha de Ellesmere, a 10 km de distância do cabo Sheridan.


A localidade recebe o nome devido ao primeiro navio a chegar na região do polo Norte, o HMS Alert, sendo o seu Comandante, George Nares, o primeiro a pisar na parte setentrional da ilha de Ellesmere.



Há em Alert também um importante laboratório de pesquisas climáticas.



É também o Aeroporto Militar mais setentrional do mundo.




.Alert está localizado a 12 km (7,5 milhas) a oeste de Cabo Sheridan, a ponta nordeste da ilha de Ellesmere, na costa da coberta de gelo do Mar de Lincoln. Alert fica apenas 817 km (508 milhas) do Pólo Norte, a cidade mais próxima canadense é Iqaluit, capital do território de Nunavut, 2.092 quilômetros (1.300 milhas) de distância.

A localidade é cercada por montanhas escarpadas e vales. A costa é composta principalmente de ardósia e xisto. O mar está coberto de gelo durante a maior parte do ano, mas o bloco de gelo se move nos meses de verão, deixando a água aberta. Taxas de evaporação são também muito baixas, como as temperaturas médias mensais são acima de zero apenas em Julho e Agosto.

Outros lugares na ilha Ellesmere são a base de pesquisa no Eureka e da comunidade Inuit de Grise Fiord, 800 km (500 milhas) a sudoeste.


Um comentário:

  1. Muito legal. Parabéns pelo relato detalhado e em português de um local tão remoto. ÊEEEE mundo maravilhoso e plural!

    ResponderExcluir