O Lago Titicaca, tem cerca de 8300 km² e situando-se a 3.821m acima do nível do mar, é o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina.
Está localizado no altiplano dos Andes, na fronteira do Peru e da Bolívia, tem uma profundidade média de 150 metros, e uma profundidade máxima de 280 m.
O lago é alimentado pelas águas do degelo e das chuvas. Mais de 25 rios desaguam no lago Titicaca, e o lago tem 41 ilhas, algumas densamente povoadas.
No Titicaca, os Uros, vivem em nove ilhas artificiais que flutuam em cima de um emaranhado de juncos, chamado de Totora. Essas ilhas tornaram-se uma grande atração turística no Peru, trazendo excursões da cidade de Puno.
O junco do Titicaca cria raízes que parecem um xaxim e formam balsas naturais nas margens do lago. O junco de totora é bem levinho e oco, parece realmente um isopor.
Outra ilha, Taquile, é outra grande atração turística, apresentando uma comunidade indígena. Os habitantes de Taquile são conhecidos pelos seus produtos têxteis feitos a mão, considerados entre as manufaturas de melhor qualidade do Peru.
Como a parte sudeste do lago é separada do resto do lago pelo estreito de Tiquina, os bolivianos chamam essa pequena parte de Lago Huinaymarca e a parte maior de Lago Chucuito. No Peru, essas partes pequena e grande são conhecidas como Lago Pequeño e Lago Grande, respectivamente.
Diversos sítios arqueológicos podem ser visitados ao longo do Titicaca, que tem como principais habitantes os povos uros, descendentes dos incas. Eles vivem, em geral, da pesca e da agricultura às margens do lago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário