A nova Estrada do Pacífico, entre Brasil e Peru, no trecho Andino peruano,
finalizada em dezembro de 2010, se tornou a rodovia pavimentada mais alta do
mundo, com 4.735m de altitude em Pirhuayani, desbancando a Estrada
de Karakoram, que tem 4.693m.
Forma uma sequência de curvas inacreditável pelas encostas da cordilheira, com belíssimas vista do espetacular Pico de Ausangatec, com seu cume forrado de neve a 6.300m de altitude.
A Estrada do Pacífico, também conhecida como Rodovia Interoceânica é uma estrada binacional ligando o noroeste do Brasil (estado do Acre) ao litoral sul do Peru.
A parte da rodovia que fica dentro do território brasileiro é identificada como BR-317 enquanto no Peru é chamada apenas de Carretera Interoceanica.
Dentro do Brasil a "Estrada do Pacífico" começa na BR-364 em Porto Velho (RO) e no Acre continua pela BR-317, que passa por Rio Branco e vai até Assis Brasil, na tríplice fronteira com o Peru e Bolívia.
No Peru, a Estrada do Pacífico se divide inicialmente em duas, uma em direção a Oeste, que no Peru segue pela rodovia PE-030, desde Nazca, passando por Cuzco, até o porto de San Juan de Marcona. A outra rota, em direção ao Sul, se subdivide em duas na região próxima ao Lago Titicaca, e segue pela PE-034 até o porto de Matarani e pela PE-036 até o porto de Ilo.
A Estrada do Pacífico é o primeiro eixo Atlântico-Pacífico na América do Sul. Além de favorecer a integração sul-americana, o turismo e o comércio bilateral entre o Brasil e o Peru, garantindo o acesso dos produtos peruanos ao Oceano Atlântico e dos produtos brasileiros ao Oceano Pacífico.
A distância entre Porto Velho e Assis Brasil é de 777 km. No lado peruano, a distância de Iñapari até Ilo é de 1.226 km, enquanto o trecho Iñapari-Matarani tem 1.419 km.
Em 2006 foi inaugurada em 2007, no lado brasileiro e começou a funcionar plenamente, com todos os trechos asfaltados no lado peruano, apenas em dezembro de 2010.
Forma uma sequência de curvas inacreditável pelas encostas da cordilheira, com belíssimas vista do espetacular Pico de Ausangatec, com seu cume forrado de neve a 6.300m de altitude.
A Estrada do Pacífico, também conhecida como Rodovia Interoceânica é uma estrada binacional ligando o noroeste do Brasil (estado do Acre) ao litoral sul do Peru.
A parte da rodovia que fica dentro do território brasileiro é identificada como BR-317 enquanto no Peru é chamada apenas de Carretera Interoceanica.
Dentro do Brasil a "Estrada do Pacífico" começa na BR-364 em Porto Velho (RO) e no Acre continua pela BR-317, que passa por Rio Branco e vai até Assis Brasil, na tríplice fronteira com o Peru e Bolívia.
No Peru, a Estrada do Pacífico se divide inicialmente em duas, uma em direção a Oeste, que no Peru segue pela rodovia PE-030, desde Nazca, passando por Cuzco, até o porto de San Juan de Marcona. A outra rota, em direção ao Sul, se subdivide em duas na região próxima ao Lago Titicaca, e segue pela PE-034 até o porto de Matarani e pela PE-036 até o porto de Ilo.
A Estrada do Pacífico é o primeiro eixo Atlântico-Pacífico na América do Sul. Além de favorecer a integração sul-americana, o turismo e o comércio bilateral entre o Brasil e o Peru, garantindo o acesso dos produtos peruanos ao Oceano Atlântico e dos produtos brasileiros ao Oceano Pacífico.
A distância entre Porto Velho e Assis Brasil é de 777 km. No lado peruano, a distância de Iñapari até Ilo é de 1.226 km, enquanto o trecho Iñapari-Matarani tem 1.419 km.
Em 2006 foi inaugurada em 2007, no lado brasileiro e começou a funcionar plenamente, com todos os trechos asfaltados no lado peruano, apenas em dezembro de 2010.
Qual o obstáculo natural e social enfrentado pela construção da rodovia interoceânica no Peru?
ResponderExcluirÉ uma estrada que seria para exportar a soja brasileira para o pacifico na tentativa de atingir a China, mas esqueceram que até agora nenhum caminhão conseguiu transportar soja pela mesma, pois tem uma inclinação muito abrupta. Somente a Hodebreschet e o presidente Peruano da época foram os espertos e levaram tudo. Um assombro
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