Iquitos é uma cidade do Peru, capital do departamento Loreto e da província de Maynas. Tem cerca de 422.055 habitantes(2012). Capital da Amazônia Peruana. Possui uma área de 368,9 km².
Iquitos é conhecida por ser a cidade que não pode ser alcançada por rotas terrestres de maior quantidade de habitantes em todo o mundo; tem o porto fluvial mais importante do Peru e se pode comunicar através do Rio Amazonas com outras cidades da selva, como Leticia naColômbia e com várias cidades do Brasil como Manaus e Belém do Pará até chegar ao Oceano Atlântico.
Na primeira metade de século XX, esse caminho fluvial era usado por grandes navios mercantes de muitas companhias de navegação estrangeiras, principalmente a inglesa Booth Line, para comércio de produtos diversos, principalmente a madeira.
Encravada na margem esquerda do Rio Amazonas (oeste) e circundada pelos rios Nanay (leste e norte) e Itaya (sul), é uma das mais exóticas cidades da América do Sul. Em volta da cidade, se localizam diferentes povos indígenas, zoológicos, reservas nacionais e outros atrativos da natureza. Os principais atrativos turísticos de Iquitos são:
- A Igreja Matriz de Iquitos. É considerada a única igreja gótica peruana.
- A Casa de Fierro ou Casa Eiffel.
- O Hotel Palace.
- A Casa de Barro.
- O Museu Amazônico.
- A Biblioteca Amazônica.
- O Mercado Artesanal de San Juan.
- A Reserva Nacional Allpahuayo-Mishana.
- A Reserva Nacional Pacaya-Samiria.
- A nascente do Rio Amazonas.
Iquitos é a maior cidade do mundo não ligada por via terrestre a outras cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário