castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SINOP (MATO GROSSO) - A "CAPITAL DO NORTÃO"

Sinop é um município brasileiro do Estado de Mato Grosso. Sendo a quarta maior cidade deste estado, sua população em 2013 é estimada em 123.634 habitantes, o que coloca Sinop em  4º lugar no estado. Possui uma área de 3.194,339 km².
Ficheiro:MatoGrosso Municip Sinop.svg
Localização do município em Vermelho
Sinop está localizada no noroeste da região Centro-Oeste do Brasil, no Norte Mato-grossense, na Microrregião de Sinop. Localiza-se na latitude de 11º50’53” Sul e longitude de 55°38’57” Oeste. Dados geográficos de Sinop:
  • Formação Geológica: coberturas não-dobradas do Fanerozóico e Bacia Quaternária do Alto Xingu
  • Relevo e altitude: Planalto Residual Norte de Mato Grosso e Planalto do Parecis. Altitude de 384 metros acima do nível do mar.
  • Hidrografia: Bacia Hidrográfica do Amazonas. Rio Teles Pires, importante afluente do Rio Tapajós.
  • Clima e pluviosidade: equatorial, com cerca de seis meses de seca e precipitação anual de 2.500 mm. Temperatura média anual de 24°C (entre 40°C e a mínima abaixo de 20°C).
  • Área: 3.194,339 km² e urbana de 17 km².

Ficheiro:Bandeira sinop mt.gif
Bandeira
No início dos anos 70, tem início a construção de uma cidade no Norte de Mato Grosso originada de uma empresa, a Sinop Terras, que se origina da Gleba Celeste, dividida em 5 lotes. A construção de Sinop se assemelha a construção de Brasília, ocorrida mais de 10 anos antes, pois tanto uma quanto a outra foram construídas muito rapidamente (em poucos anos) e a colonização inicialmente se deu por paranaenses, mas logo, num fenômeno de explosão populacional, se estendeu aos brasileiros de todas as regiões do país, principalmente do Sul, Nordeste e Norte do Brasil.

Trajetória histórica

Em 1948 Ênio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho fundam a Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, mais conhecida como Sinop Terras S/A. Em 1954 Ênio Pipino vai ao Estado do Paraná, onde funda várias cidades. No inicio dos anos 70, o norte de Mato Grosso era populacionalmente vazio. Numa área de 645 mil hectares denominado Gleba Celeste (onde originou-se Sinop) inicia a colonização, situados a 500 km de Cuiabá na BR-163 (trecho Cuiabá-Santarém). O Núcleo de Colonização Celeste pertencia á Jorge Martins Phillip e possuía área inicial de 198 mil hectares de terras destinadas para colonização, sendo adquirido em 1971 por Ênio Pipino.
A abertura das primeiras ruas de Sinop teve início em maio de 1972 e logo as primeiras famílias de pioneiros chegavam à cidade. Até então viagem do interior do Paraná até Sinop demorava 7 dias. Mas, apesar dessa grande dificuldade, o fluxo migratório na direção Oeste, que acompanhava o adentramento da fronteira agrícola no Norte de Mato Grosso, crescia cada vez mais. A execução do projeto deu-se por cerca de 400 homens e máquinas, que atravessaram o rio Verde e abriram as primeiras picadas na selva. O data de sua fundação acabou sendo em 14 de setembro de 1974 e o nome adotado foi a sigla SINOP (Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná), nunca confundir com a antiga cidade na Província de Sinop, na Turquia de mesma nomenclatura, sendo tudo extremamente rápido (a construção de Sinop faz lembrar um pouco a construção de Brasília, ocorrida mais de 10 anos antes) e o maior contingente de migrantes ocorreu em 1975.
A cidade já era um verdadeiro canteiro de obras, com mais de 20 quadras, 1.400 km de estradas vicinais, campos experimentais, centro comunitários, escolas infra-estrutura de apoio para atender aos novos habitantes, que eram brasileiros de todas as regiões do País. No dia 24 de julho de 1976, o então governador José Garcia Neto assinou a Lei 3.754/76, elevando Sinop à categoria de distrito do município de Chapada dos Guimarães. Em 17 de dezembro de 1979, o governador Frederico Campos assinou a Lei 4.156/79, que elevou Sinop à categoria de município.
Ficheiro:Catedral de Sinop.jpg
Catedral de Sinop

Topônimo

Sua denominação deriva-se do acrônimo de Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, nome da empresa responsável pela colonização do norte de Mato Grosso por agricultores do norte do Paraná.
Vista da Cidade
A principal atividade econômica é a prestação de serviços, com grande destaque também para o setor pecuário (bovinos e suínos), cultivo de algodão e cereais (soja, milho e arroz) e indústria madeireira. São mais de 10 mil empresas instaladas e consolidadas em Sinop das quais 1.401 pertencem a indústria, 3.197 pertencem ao atacado, 392 ao varejo e 5.243 a prestação de serviços. A prefeitura está trabalhando na criação de projetos para instalação de dois Distritos Industriais (DIC`s) no município, um destinado para empresas poluentes e outro para não poluentes, facilitando, assim, a estruturação das áreas.
Parte Central
outra vista da cidade

Vista Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário