castelos medievais

castelos medievais

quinta-feira, 9 de maio de 2013

RONDÔNIA TEM CONDIÇÕES DE TER MAIS 20 NVOS MUNICÍPIOS, DIZ DEPUTADO


O deputado estadual Maurão de Carvalho (PP), usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia-ALE/RO, na sessão desta terça-feira (07), para falar sobre o projeto de lei que está para ser aprovado na Câmara Federal, autorizando que as Assembleias Legislativas criem novos municípios. “Na próxima semana, a matéria deverá ser votada no plenário, e a sua aprovação vai garantir que as Assembleia Legislativas decidam sobre a criação de novos municípios”, disse Maurão.
O parlamentar informou que, na semana passada, se reuniu com uma comissão de moradores do distrito de Extrema, em Porto Velho. “A população espera a emancipação, depois de já ter sido realizado o plebiscito autorizando a criação do município, mas não há a legalidade para o Governo estabelecer a nova cidade”, afirmou.
Maurão de Carvalho avaliou que hoje, Rondônia tem mais de 20 distritos que poderiam ser emancipados e com essa autorização, a Assembleia vai poder analisar. “Quantas cidades que eram pequenos distritos e hoje se desenvolveram. A emancipação garante o crescimento e a melhoria das condições da localidade”, completou.
Em aparte, o deputado Adelino Follador (DEM) disse que Extrema é um caso urgente de necessidade de emancipação, a exemplo de Tarilândia, distrito de Jaru. “Se a Assembleia tiver a autorização para criar novos municípios, sou favorável que os estudos sejam feitos e criadas novas cidades. Tem muita necessidade e não podemos esperar mais”, destacou.
Educação indígena
Maurão de Carvalho aproveitou para relatar o encontro que teve na tarde desta terça-feira com lideranças indígenas, que denunciaram o descaso da secretária estadual de Educação, Isabel Luz, com a educação indígena. “Eles denunciaram que estão sendo desrespeitados, ignorados e abandonados. Eu intercedi para agendar uma reunião com o governador Confúcio Moura (PMDB), para que os indígenas possam mostrar a realidade da educação indígena”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário