castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 1 de maio de 2013

MUNICÍPIO DE ITAMARATI (AMAZONAS) - EDUCAÇÃO ACIMA DE TUDO

Ficheiro:Itamarati.svg


Itamarati é um município brasileiro no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Microrregião de Juruá e Mesorregião do Sudoeste Amazonense, localiza-se a sudoeste da capital do estado, distando desta cerca de 983 km.Ocupa uma área de 25 275 km², sendo que 0,3682 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2012 em 7 983 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o que faz do município o segundo menos populoso do estado superando apenas Japurá.
O bioma amazônico predomina na vegetação encontrada no município, assim como em grande parte dos municípios amazônicos. Sua taxa de urbanização em 2010 era de 55,64%. e o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) era de 0,505 no ano de 2000, considerado médio em relação ao estado.5 .
Itamarati foi o município do Amazonas que registrou os melhores índices de educação nos últimos anos. De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o município registrou em 2011 5,1 pontos nos primeiros anos do ensino fundamental, e 4,9 pontos nos últimos anos da mesma modalidade de ensino. . Comparando com outros municípios amazonenses, Itamarati obteve a melhor posição em 2009, e a segunda melhor posição em 2011, ficando atrás apenas de Nhamundá.
O transporte no município é basicamente fluvial, sendo que este não dispõe de acesso à outras cidades por meio de rodovias. Isto se deve grandemente ao fato da cidade estar situada em uma área de floresta densa. O transporte aéreo é escasso.


Itá, em tupi, significa "pedra"; mará vem do tupi pará, que significa "mar" e ty significa "água" . Portanto, "Itamaraty" significa, traduzido do tupi, "água de mar de pedra".


A história do município de Itamarati é fortemente ligada à do município de Carauari, cujas origens se prendem à Tefé.
Tefé chegou a ser o maior município do Brasil e do mundo em área territorial, possuindo uma área de 500.000 quilômetros quadrados em meados do século XIX. Posteriormente, houve vários desmembramentos de seu territórios, para constituírem novos municípios autônomos. Assim sendo, em 1911, criou-se o município de Xibauá, que passou a denominar-se Carauari dois anos depois, em 1913.Carauari, no entanto, foi extinto em 1930, mas foi restaurado em 1931.

Em 10 de dezembro de 1981, com uma nova redivisão territorial no Amazonas, que acabou por criar diversos municípios no estado, a vila de Itamarati é elevada à categoria de município autônomo do Amazonas, através da Emenda Constitucional nº 12 daquele ano.O território de Itamarati é desmembrado de Carauari e de parte da área territorial do município vizinho de Tapauá.


O município de Itamarati está localizado no estado do Amazonas, na Mesorregião do Sudoeste Amazonense, que engloba 16 municípios do estado distribuídos em duas microrregiões, sendo que a microrregião à qual o município pertence é a Microrregião do Juruá, que recebe esse nome em virtude do rio Juruá e reúne sete municípios: Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Juruá. Itamarati está distante 985 km ao sudoeste da capital amazonense.

Relevo e Clima

O solo do município de Itamarati é de tipo arenoso na sua parte mais elevada, e possui uma condensação mista (argila-arenoso) nas imediações das margens do rio Juruá. As coordenadas cartesianas do município são as seguintes: 6º 45' de latitude sul e 67º 58' de longitude a oeste do Meridiano de Greenwich.
O clima apresentado no município é o equatorial, também chamado de tropical chuvoso e úmido. As temperaturas máximas atingem em torno dos 35º C e as mínimas chegam a atingir 20º C. No geral, a temperatura média registrada em Itamarati é de 27º C.



Um comentário:

  1. Muito legal seu Blog, parabéns.
    Deixo também o endereço de meu site de classificados, fique a vontade em divulgar caso queira. www.eirunet.com
    Eirunepé-Amazonas

    ResponderExcluir