castelos medievais

castelos medievais

domingo, 5 de maio de 2013

CONCELHO DE VELAS (ILHA SÃO JORGE), AÇORES: BELAS PAISAGENS DO MUNICÍPIO

Ficheiro:LocalVelas.png

Velas é uma vila portuguesa na ilha de São Jorge, Região Autônoma dos Açores, com cerca de 1 985 habitantes.
É sede de um município com 119,08 km² de área e 5 398 habitantes (2011), subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a leste pelo município da Calheta, e tem litoral no oceano Atlântico em todas as outras direcções.
Esta vila está localizada num extenso terreno relativamente plano junto à costa ao lado das montanhas e longas arribas junto a uma longa enseada
.Ficheiro:Pt-vls1.png

A origem do nome desta localidade nunca foi esclarecida pelos historiadores. Pode no entanto, segundo esses mesmos historiadores poder remeter-nos para as "velas" das embarcações, para vigias ou para o termo velar, para o nome de povoações com o mesmo nome no continente português, para o termo "velhas" ou mesmo para a palavra "belas". É, no entanto, mais provável que o nome provenha dos termos “velas de embarcação”, ou dos termos velar/vigília. Tendo em atenção as embarcações usadas no tempo da sua fundação e a outra, tendo em atenção as forças telúricas que se movimentam nestas ilhas e que muitas vezes obrigavam as populações a ficar a velar ou de vigília durante as crises vulcânicas para poderem dar o alerta em caso de necessidade.

Ficheiro:Vista parcial das Velas com a Ponta da Urzelina ao fundo, Velas, ilhas de São Jorge, Açores.JPG
Esta vila encontra-se entre os povoados mais antigos da ilha de São Jorge. E foi edificada em consequência do testamento do Infante D. Henrique datado de 1460, feito numa igreja debaixo da invocação de São Jorge. O município de Velas foi criado por volta de 1490 ou mesmo antes, sendo que a elevação da povoação à categoria de vila terá ocorrido por volta de ano de 1500, por carta de D. Manuel I de Portugal. Esta localidade já surge como vila num mapa de 1507. No ano de 1570 as Velas teriam cerca de 1000 habitantes e 2000 habitantes no fim do século XVII, número que aumentaria para 4200 no ano de 1822, e que mais tarde diminuiu devido à emigração.
Ficheiro:Vista parcial das Velas, ilha de São Jorge, Açores, Portugal.jpg
No dia 19 de Setembro de 1708 uma esquadra naval, comandada pelo pirata Francês René Duguay-Trouin constituída por 8 naus de linha e 3 navios Corsários de grossa artilharia, atacam a vila das Velas, não tendo no entanto conseguido entrar no Porto de Velas.
Ficheiro:Porto de Velas, Velas, ilha de São Jorge, Açores, Portugal.jpg
Ao primeiro ataque os habitantes da vila, comandados pelo Sargento Mor Amaro Teixeira de Sousa, conseguem impedir o desembarque tentado a 19 de Setembro. No dia 20 deu-se novo ataque e os habitantes não conseguiram opor-se com êxito a esta tentativa. Pelas 9 horas da manhã em que, dividindo as suas forças em duas colunas, enviara, uma para as portas das Velas (6 barcos) e outra, mais forte (10 barcos), para os lados do Morro das Velas e, desembarcando junto ao Arco, lançaram em terra mais de 500 homens, com morte d'alguns dos sitiados.
Ficheiro:Velas, Jardim da Republica, Coreto, ilha de São Jorge, Açores, Portugal.jpg
Os franceses permaneceram nesta vila 5 dias em que saquearam completamente as igrejas e casas abastadas. Em local sobranceiro ao sitio onde se efectuou o desembarque, foi construído o Forte de Nossa Senhora do Pilar, também conhecido por Castelo da Eira.

 Ficheiro:Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Velas, ilha de São Jorge, Açores.JPG

Ficheiro:Auditório Municipal e Centro Cultural das Velas, Velas, São Jorge, Açores.JPG

Ficheiro:Formação monolítica de basalto misturado com escória vulcânica nas imediações do Pico Pinheiro, Velas, São Jorge.JPG

Ficheiro:Rosais na distância, Velas, ilha de São Jorge, Açores.JPG

Ficheiro:Paisagem visivel a caminho de Santo Amaro, Velas, ilha de São Jorge, Açores.JPG

Ficheiro:Vista parcial da costa da Urzelina, Velas, ilha de São Jorge, Açores.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário