castelos medievais

castelos medievais

domingo, 5 de maio de 2013

ISTAMBUL (TURQUIA): UMA CIDADE, DOIS CONTINENTES

Istambul, a antiga Bizâncio e Constantinopla é a maior cidade da Turquia, rivaliza com Londres como a cidade mais populosa da Europa, com 13 120 596 de habitantes na sua área metropolitana (2010).



Ficheiro:View of the Blue Mosque from the Galata Tower (1)-satur.jpg

O Bósforo é um estreito que divide em duas partes a cidade de Istambul e separa fisicamente a Rumélia, na Europa, da Anatólia, na Ásia, ligando o Mar Negro, a norte, com oMar de Mármara, a sul, que por sua vez está ligado ao Mar Mediterrâneo pelo estreito de Dardanelos.


Ficheiro:Istanbul waterfront (Rumelihisari).jpg

A cidade ocupa ambas as margens do Estreito do Bósforo e do norte do Mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa no sentido norte-sul, uma situação que faz de Istambul a única cidade que ocupa dois continentes.


Ficheiro:Resim 083.jpg

A parte central da parte europeia é por sua vez dividida pelo estuário do Corno de Ouro. É usual dizer-se que a cidade tem dois ou três centros, conforme se considere ou não que na parte asiática também existe um centro.


Algumas zonas históricas da parte europeia de Istambul foram declaradas Património Mundial pela UNESCO em 1985, com destaque para Mesquita Azul, construída em 1616, e a Basílica de Santa Sofia, construída em 537.


A beleza e situação estratégica do local onde a cidade se encontra, a sua rica e extensa história, a mistura única de Ocidente e Oriente, sua cultura, seus monumentos, a vida intensa nas suas ruas e praças, tornam Istambul em uma cidade muito atraente.


Em 2010 a IETT tinha uma frota de 2 768 autocarros, os quais percorriam diariamente cerca de 448 000 km em 468 linhas e 7 889 paragens.


Além dos serviços convencionais de autocarros, a cidade de Istambul dispõe de um serviço de Bus Rapid Transit, o Metrobus, duas linhas de metropolitano de superfície, e uma linha de metropolitano, e duas linhas modernas de elétricos rápidos, duas linhas ferroviárias suburbanas.


Os transportes marítimos também fazem parte da infraestrutura de transportes públicos da cidade. Há inúmeras linhas de ferryboats que cruzam o Bósforo, o Mar de Mármara e o Corno de Ouro, as quais servem tanto os locais como os turistas.


Istambul tem dois aeroportos internacionais de grande dimensão, que recebem milhões de turistas todos os anos. O Aeroporto Atatürk (IATA: IST, ICAO: LTBA) situa-se no lado europeu, a cerca de 20 km a oeste do centro histórico.


O Aeroporto Sabiha Gökçen (IATA: SAW), situado em Pendik, na parte oriental do lado asiático, a 35 km do centro da cidade, foi inaugurado em 2001. Grande parte do tráfico doméstico e de companhias de baixo custo de Istambul passa atualmente por este aeroporto.

2 comentários:

  1. Estou encantada com as imagens de Istambul. Uma cidade deslumbrante.

    ResponderExcluir
  2. Istambul cidade gigantesca, dinâmica, belissima, fica e de um povo hospitaleiro👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir