castelos medievais

castelos medievais

sábado, 19 de janeiro de 2013

ILHAS CAGARRAS - MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO



Ilhas Cagarras, ao fundo


O Arquipélago das Cagarras, popularmente conhecido simplesmente como Ilhas Cagarras, localiza-se no Oceano Atlântico, ao largo da cidade e estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
Cerca de cinco quilômetros ao Sul da conhecida de praia de Ipanema, o arquipélago é integrado por sete ilhas e rochedos:
  • Laje da Cagarra
  • Cagarra
  • Filhote da Cagarra
  • Matias
  • Praça Onze
  • Ilha Comprida
  • Palmas

História

Não há consenso entre os autores acerca da origem do nome do arquipélago. A versão mais comumente aceita refere que a toponímia seria devida à grande quantidade de excremento das aves marinhas que habitam, nidificam e se alimentam nas suas ilhas. Após se alimentarem, principalmente de peixes, excretam suas fezes, ricas em cálcio, nas encostas rochosas das ilhas, manchando-as de branco.
Em 1730, a Cagarra, a sua ilha principal, figura numa carta náutica com o nome afrancesado de "Ilha Cagade". Em outra carta, datada de 1767, a mesma ilha figura com a sua denominação em português: "Ilha Cagado".
Um outro fato, no mínimo curioso, é que o nome do arquipélago é o mesmo de uma ave, que vive nos arquipélagos da Madeira e dos Açores (territórios portugueses): a cagarra ou cagarro ("Calonectris diomedea"), mas não é encontrada nas ilhas brasileiras.
No dia 13 de abril de 2010 o Presidente em exercício José Alencar assinou decreto criando o "Monumento Nacional das Cagarras", por iniciativa do Deputado Fernando Gabeira do PV, sendo , portanto, uma unidade de preservação ambiental. Ali próximo existe o lançamento de esgotos de praticamente toda a Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, através do emissário submarino de Ipanema, uma importante obra de engenharia sanitária construída na década de 1970 e de acordo com o Protocolo de Annapolis.



Área de Relevante Interesse Ecológico, do Arquipélago das Ilhas Cagarras, situado no Oceano Atlântico, ao largo da Praia de Ipanema, no Estado do Rio de Janeiro.
Constitui também parte integrante da ARIE o mar territorial numa extensão de 2 Km (dois quilômetros) de raio em tomo de cada ilha.

Arquipélago das Ilhas Cagarras
O arquipélago das Cagarras, formado por três ilhas principais - Cagarras, Palmas e Comprida - duas ilhotas e duas lajes. Distante cerca de 5 km ao sul da praia de Ipanema, o local é de fácil acesso para interessados em conhecer as belezas da cidade a partir de um ângulo pouco comum: do mar para a terra.

Ilha Cagarras
As Cagarras são recobertas por palmeiras, gramíneas e bromélias, espécies resistentes à insolação, maresia e ventos constantes - e, sobre elas, voam atobás, fragatas e gaivotas.
O nome do arquipélago, aliás, deriva do guano (fezes das aves marinhas) que recobre as ilhas.
O guano é rico em fosfato, um fertilizante natural para as algas microscópicas que constituem a base da teia alimentar na maioria dos ambientes marinhos, o fito plâncton.

Ilha de Palmas
A área das Cagarras abriga rica fauna submarina.
Há espécies de esponjas, equinodermos, moluscos, crustáceos, peixes, tartarugas e mamíferos, algumas de valor comercial, como polvo, lagosta, garoupa e badejo.
A pesca é ali praticada quase diariamente.

lagosta
Golfinhos e baleias são avistados esporadicamente, reforçando a necessidade de preservação.
Dentre os invertebrados marinhos destacam-se as esponjas, animais muito antigos do ponto de vista evolutivo, sésseis (sem locomoção ativa), filtradores e que desempenham importantes papéis nas comunidades marinhas bentônicas (associadas ao fundo).

Ilha Cagarra
Servem de abrigo para diversas espécies de invertebrados, de alimento para peixes e tartarugas, contribuem para a produção primária através de cianobactérias associadas e participam de processos de erosão e sedimentação em alguns ambientes marinhos. As esponjas possuem grande valor científico e econômico, já que são fontes de compostos bioativos com interesse farmacológico. Muitos desses compostos foram isolados e sintetizados para a fabricação de remédios.
Fora d'água destaca-se ainda a incrível vista que se tem do Rio, com seus principais cartões-postais reunidos: Pão de Açúcar, Corcovado, pedra da Gávea, pedra Bonita, pico da Tijuca e do Papagaio. A beleza cênica, o contato com a natureza, a qualidade da água e o fato de estar a apenas uma hora e meia de barco da cidade atraem cada vez mais pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário