castelos medievais

castelos medievais

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

CAPÃO NOVO À ESPERA DA EMANCIPAÇÃO DE CAPÃO DA CANOA


Capão Novo é uma praia   e distrito do município de Capão da Canoa no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.


 Possui dez praias, ou postos: sobressaem o "Posto Quatro" e a Praia Capão Novo Village ou "Posto Nove". Capão Novo, juntamente com os distritos de Arroio Teixeira e Curumim querem formar o novo município de Capão Novo, com processo tramitando na  Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. O novo município nasceria com uma população de 5.372 habitantes (Censo 2010).


Topônimo

"Capão" é uma palavra de origem tupi. Possui duas etimologias possíveis:
  • "mato redondo", através da junção dos termos ka'a ("mata") e pu'ã ("redondo")
  • "intervalo de mata", através da junção dos termos ka'a ("mata") e pa'um ("intervalo")

Descrição

É um dos balneários que compõem a orla marítima de Capão da Canoa, município que faz divisa pelo litoral com Terra de Areia ao norte e com Xangri-lá ao sul e que tem como vias de acesso a BR-101 e a RS-389, esta última conhecida como Estrada do Mar.
Destaque para a Avenida Paraguaçu, que atravessa todo o balneário e em cujas margens há vários estabelecimentos comerciais que servem à população fixa e a flutuante desta praia. Um dos estabelecimentos mais destacados é o supermercado Super da Praia, que atende a pessoas dos distritos da parte norte do municipio, tais como Arroio Teixeira e Curumim.
Uma das curiosidades sobre esse balneário é que todas as ruas em direção serra-mar tem nome de pássaros, e todas as que tem direção norte-sul tem nome de flores.
Comparando distâncias deste balneário com as capitais mais próximas e tomando como ponto de partida o centro de Capão da Canoa, a distância é de 138 quilômetros de Porto Alegre e 339 quilômetros de Florianópolis.
Possui também uma extensão chamada Village, que é um pequeno sub-balneário destinado principalmente ao veraneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário